A China passou a censurar a alcunha “O Terceiro Gordo Kim”, usada pelos internautas chineses para se referirem ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, após Pyongyang ter alegadamente manifestado o seu descontentamento.

Uma busca ‘online’ no motor de pesquisa chinês Baidu ou no Weibo, o Twitter chinês, pelos carateres “Jin San Pang”, dá agora o seguinte resultado: “Desculpe, não existem entradas disponíveis”. A alcunha escarnece a obesidade de Kim e a sua posição como terceiro líder da História da Coreia do Norte, a única dinastia comunista do mundo. O uso daquele termo, assim como ’emojis’ com a figura do líder norte-coreano são populares entre os jovens chineses.

A China é o aliado mais importante da Coreia do Norte e é responsável por 90% do comércio externo daquele país. Até há pouco tempo, as relações entre Pequim e Pyongyang eram descritas como “unha com carne”. A insistência de Pyongyang num programa nuclear levou, porém, Pequim a alinhar com a Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos da América e Rússia, condenando os testes com explosões atómicas do país vizinho. As duas nações mantêm, no entanto, laços diplomáticos e comerciais.

Segundo a imprensa de Hong Kong, funcionários norte-coreanos terão feito um apelo formal a Pequim para que proíba o uso ‘online’ de alcunhas depreciativas para Kim.

Em conferência de imprensa, o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Geng Shuang negou na quarta-feira aquela informação. “O Governo chinês está comprometido em construir um ambiente saudável e civilizado para as pessoas expressarem a sua opinião”, afirmou. “Não concordamos com o uso de termos insultuosos ou satíricos para se referir ao líder de qualquer país”, acrescentou.

Apesar do Baidu ter censurado os carateres “Jin San Pang”, uma busca pelas palavras “Gordo Gordo Gordo Kim”, outra alcunha em chinês do “querido líder”, continua a dar resultados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR