Que atire a primeira pedra quem nunca disse “a Internet está tão lenta!”. Logo de seguida surge uma queixa à operadora, mesmo que em pensamento. Mas já pensou que o problema pode estar associado ao local onde instalou o router – aparelho que se encarrega de distribuir o sinal Wi-Fi – em casa?

A velocidade e quantidade de informação que passa através rede sem fios é sempre inferior à ligação por cabo. Segundo o site TLIFE.guru, o utilizador perde cerca de 65% da velocidade quando o sinal chega ao computador através de Wi-Fi.

Existem, no entanto, alguns truques para melhorar a situação e permitir que o sinal alcance mais zonas da casa.

Coloque o router num local central e sem interferências

O sítio onde coloca o aparelho é muito importante, tem influência direta na dispersão do sinal e na velocidade obtida. Sempre que possível coloque o router num local que fique ao centro da casa e que não esteja próximo de paredes e objetos metálicos, que enfraquecem grande parte das frequências de rádio (o sinal Wi-Fi é uma delas).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Peça à operadora que contratou que lhe forneça um cabo com o comprimento necessário para garantir a ligação do router ao computador (cabo ethernet).

Evite locais com outros aparelhos que emitam sinais

O microondas, as colunas Bluetooth, os monitores para bebés e outros aparelhos semelhantes são muito práticos no dia a dia mas, neste caso, podem ser prejudiciais. Não coloque o router perto de zonas onde exista uma grande concentração de sinais e outras ligações sem fios.

Como a maioria funciona dentro da mesma frequência que o Wi-Fi, isso pode levar a que existam mais interferências ou dissipação de sinal.

Um sítio alto é melhor

Se conseguir que o router fique num local alto, melhor. Como o sinal é emitido (disperso) em forma de “guarda-chuva”, esta opção vai facilitar a propagação do sinal. Uma vez mais, se for no centro da casa, melhor.

Repetidores e amplificadores de sinal

Se a sua casa é muito grande, demasiado sinuosa ou com paredes largas, pode optar por um sistema de repetição ou amplificação de sinal. Um dos métodos mais comuns transmite o sinal através da rede elétrica da casa, utilizando para isso pequenos emissores que se ligam às tomadas. Já experimentámos um da Devolo, veja no vídeo abaixo como funciona:

[jwplatform UO4VN5bE]

Além destas dicas, conheça algumas formas de melhorar a velocidade da ligação – que já tínhamos apresentado aqui mas com soluções diferentes.