A dívida pública fixou-se em 243,2 mil milhões de euros em outubro, baixando 1,2 mil milhões de euros face ao valor registado em setembro. É a primeira vez desde fevereiro que a dívida cai. O Banco de Portugal atribui esta inversão na tendência recente à amortização de títulos (Obrigações do Tesouro), no montante de 1,8 mil milhões de euros.

No mesmo período, registou-se também uma redução mais acentuada dos ativos em depósitos, que caíram 2,6 mil milhões de euros. Logo, a dívida pública líquida de depósitos cresceu em outubro 1,4 mil milhões de euros para 224,6 mil milhões de euros.

Os dados do Banco de Portugal ainda não refletem o reembolso antecipado de cerca de dois mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) efetuado no mês passado.

Apesar do alívio agora registado, no terceiro trimestre do ano (até setembro) a dívida portuguesa atingiu os 133,08% do produto interno bruto (PIB), o que constitui o valor mais elevado desde 2007, acima da meta prevista pelo Governo para este ano que está nos 129,7%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR