Análises feitas pelo grupo Score em colaboração com o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência concluíram que a cocaína é a droga mais consumida do país, mas regista-se um crescimento no consumo de ecstasy, avança a edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias.

De acordo com o mesmo jornal, só em Almada é que o consumo de cocaína cresceu face ao ano quando, em Lisboa e no Porto, desceu ligeiramente. No ranking europeu, Lisboa aparece em 17º lugar no que diz respeito ao consumo de cocaína, o Porto aparece em 29º e Almada em 33º lugar.

Os portugueses consomem quase 10 vezes mais cocaína do que ecstasy, mas a investigação revelou que o consumo desta última droga está a crescer em Lisboa e no Porto, sobretudo de segunda à sexta, ao contrário do que acontece em Almada. A subida é de 9,3 miligramas por dia em 2015 para 17,3 miligramas em 2016.

Os investigadores fizeram análises nas águas residuais de Lisboa e do Porto, numa operação que envolveu cerca de 50 cidades de 18 países europeus durante uma semana em março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR