Tinha tudo para ser uma brincadeira inofensiva, mas não podia ter corrido pior. No Chile, uma das principais associações de empresários do país aproveitou a gala anual para oferecer ao ministro da Economia uma boneca insuflável, cuja mensagem era clara: “Para estimular a economia”. O trocadilho infeliz caiu mal na opinião pública chilena: num país onde 96% das mulheres dizem viver numa sociedade machista — uma opinião partilhada por 80% dos homens chilenos — e onde no último ano quase 50 chilenas foram assassinadas às mãos de homens, o gesto dos empresários chilenos e o sorriso cúmplice do ministro da Economia foi interpretado como mais um ato de violência contra as mulheres e motivou, inclusive, a condenação veemente da Presidente chilena, Michelle Bachelet.

“A luta pela dignidade da mulher tem sido um princípio essencial dos meus Governos. O que se passou no jantar da Asexma é intolerável”, afirmou a Presidente do Chile, referindo-se ao que aconteceu na gala anual da Associação de Indústrias Exportadoras (Asexma, na sigla original).

O gesto dos empresários mereceu também a reprovação do membros do Governo chileno, com a ministra da Mulher e da Igualdade de Género a lamentar mais um episódio de objetificação da mulher. “Há que estimular a economia, mas não se deve continuar a usar a mulher como objecto sexual em piadas machistas”, escreveu Claudia Pascoal, no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na foto, o ministro da Economia surge acompanhado por dois candidatos presidenciais, José Miguel Insulza e Alejandro Guillier. E foi precisamente isso que notou Paz Zárate, influente colunista e especialista em direito internacional, citada pelo El País. “É frustrante ver que um ato de violência brutal, que recebeu condenação mundial, não é condenado pelo Governo. A Presidente [chilena] disse que o ato era intolerável, mas dele fizeram parte ministros do seu gabinete e candidatos presidenciais da coligação governante. Sem ser sancionados, a façanha repetir-se-á porque emana de uma cultura.

O próprio ministro chileno da Economia já veio lamentar o sucedido, garantido ter sido surpreendido pelo gesto dos empresários. “Apesar de ter sido surpreendido com a oferta, peço desculpas. O que se passou não está à altura do respeito pela dignidade das mulheres”, reconheceu Luis Felipe Céspedes. Insulza e Guillier fizeram o mesmo, perante a pressão de vários protagonistas políticos e organizações feministas.

Menos sorte teve Roberto Fantuzzi, presidente desta associação. No Twitter, Fantuzzi lamentou a situação e pediu perdão. No entanto, na noite de quinta-feira acabou por colocar o cargo à disposição. Resta saber se terá consequências práticas.