Liderança e transformação digital são pilares da inovação e um imperativo em empresas e organizações, de qualquer dimensão, setor de atividade ou geografia. São-no ainda mais em Portugal, se o nosso país se quiser posicionar na economia global onde o conhecimento, a competitividade pelo talento e uma necessidade permanente de reinvenção imperam.

[jwplatform oYnWfDiG]

Enquanto parte de um grupo global, o Banco Santander conhece bem esta realidade, por estar na linha da frente em apoiar empresas e organizações na concretização das suas estratégias de crescimento e internacionalização, assentes nesses valores e práticas de todos os dias.

Em Portugal, o Santander Totta tem “chamado a si” este importante papel de dinamizador e indutor da inovação, assente em novas práticas de liderança e tendo no centro o cliente (digital), para que essa realidade o seja também para pequenas e médias empresas (PME) que, no nosso país, constituem a grande maioria do nosso tecido empresarial, mas que, em muitos dos casos, necessitam de apoio, de conhecimento e formação nestes domínios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tendo em conta esse desafio e essa necessidade, o Santander Totta pôs em marcha e concretizou, de forma simples e próxima, nos últimos meses, o roadshow Box Santander Advance Empresas. Trata-se de um novo conceito de proximidade entre o banco, as empresas e as universidades, que se tornou num espaço de encontro e de partilha de conhecimentos, boas práticas, ideias e emoções.

Um formato inovador na Banca nacional, estreado em 2016, e que percorreu 4 cidades – Aveiro, Leiria, Faro e Coimbra -, durante 12 dias. Através de workshops e de ações de formação, com temáticas em torno da liderança, do cliente digital e do crescimento, os mais de 250 clientes empresariais que marcaram presença na Box, instalada nos centros históricos de cada cidade, foram sensibilizados, mas também (in)formados de novos conceitos e das melhores práticas.

Num espírito de parceria, o Santander Totta convidou entidades terceiras para a partilha dos seus conhecimentos nestes domínios. Para a workshop “Liderar com Responsabilidade”, por exemplo, coube à Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) demonstrar como potenciar a competitividade das empresas, através da exigência no trabalho, do desenvolvimento dos colaboradores e do relacionamento com clientes, fornecedores e comunidade.

Formar em negociação, visando o aprofundamento e desenvolvimento dos negócios centrados na negociação local, parcerias, clusters e dinâmicas internacionais, foi o mote para um workshop de formação presencial intensiva, sobre “Crescimento Negocial e Crescimento Local”, lecionado pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), parceira do Banco nas ações de formação para executivos e quadros da Academia Santander Advance Empresas.

Por ajustar a sua oferta temática e formativa a cada região, e por acrescentar valor às empresas locais e à economia no seu todo, em jeito de balanço, e na preparação de um novo ano, que a Box Santander Advance Empresas é mais uma iniciativa que confirma o forte compromisso do Santander Totta no apoio à economia nacional e ao ensino superior, perseguindo e prosseguindo (com) a inovação, alicerce do crescimento sustentável desejado.