Em agosto a China publicitou o seu autocarro futurista, começou a realizar testes na estrada e prometeu revolucionar a indústria. O novo transporte não iria poluir tanto o ambiente e resolveria parte dos problemas do trânsito, uma vez que seria uma espécie de túnel, por baixo do qual os carros poderiam passar sem terem que parar a sua marcha. As promessas eram muitas, mas ficaram literalmente pelo caminho, conta a CNN.

Este peculiar autocarro, do qual a China lançou vários vídeos, continua parado no norte do país, no local de testes, e não parece que de lá vá arrancar. O que, no início, era uma solução para o trânsito, torna-se agora num “empecilho” na cidade portuária de Qinhuangdao. A estrada onde o veículo está instalado é de duas faixas mas o estacionamento obriga a que os carros se desloquem apenas numa para fugirem à inovadora construção.

Segundo a CNN, a cidade que acolheu o teste do autocarro sofreu grandes alterações nas suas faixas rodoviárias: pistas especiais para veículos movidos a eletricidade com 72 metros de comprimento e 16 metros de altura. Para nada. A empresa responsável pela construção do autocarro, a TEB Technology, já deveria ter restaurado o local, repondo o modelo original no final de agosto, mas tal não aconteceu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para uns, este novo projeto criou admiração, para outros, nunca os convenceu. A CNN conta que a imprensa chinesa começou, desde logo, a questionar a legitimidade do projeto.

A CNN avança ainda que tentou entrar em contacto com a empresa, porém, sem sucesso. Ao deslocar-se ao escritório da TEB, conta que quase todas as luzes se encontravam apagadas e que a única coisa que foi possível ver foi uma mini maqueta do autocarro que, ao contrário do verdadeiro, circulava pela capital.

Um antigo empregado do edifício confirmou que não sabia quais eram os planos da empresa para esse e outros projetos, ainda assim, disse que o autocarro sediado em Qinhuangdao é apenas um protótipo e que a TEB espera, a meio do próximo ano, ter um autocarro real.