Os Presidentes iraniano e russo, Hassan Rohani e Vladimir Putin, saudaram “a vitória do Exército sírio contra os terroristas em Alepo” durante uma conversa telefónica no sábado à noite, noticiou hoje o ‘site’ da Presidência iraniana.

“A vitória do Exército sírio tem por mensagem que os terroristas não podem atingir os seus objetivos”, declarou o Presidente iraniano, adiantando que “é preciso impedir que os terroristas utilizem o cessar-fogo para recuperar forças e criar novas bases noutras regiões na Síria”.

Segundo o comunicado oficial, o Presidente Putin também saudou “a vitória do Exército sírio”, sublinhando que a cooperação entre Teerão e Moscovo iria prosseguir.

O Irão e a Rússia apoiam política, financeira e militarmente o regime do presidente do Presidente sírio, Bachar al-Assad.

O Exército sírio anunciou no sábado à noite a reconquista de metade da segunda maior cidade da Síria, que lhe estava a escapar desde julho de 2012, depois de uma ofensiva devastadora de um mês que conduziu à retirada de dezenas de milhares de residentes e de rebeldes para regiões rebeldes do norte do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A intervenção militar da Rússia em setembro de 2015 permitiu às tropas do regime inverter a situação face aos rebeldes. Por seu turno o Irão enviou para a Síria “conselheiros militares” e voluntários que lutam contra grupos rebeldes sírios e os ‘jihadistas’.

Putin et Rohani também reafirmaram que as “negociações” de paz entre sírios deviam começar no Cazaquistão, sem darem mais pormenores.

Astana, a capital do Cazaquistão, já acolheu encontros entre representantes do regime de Damasco e personalidades da oposição toleradas pelo regime.