Várias cidades espanholas estão a reforçar as medidas de segurança para o período do Ano Novo, na sequência dos vários atentados terroristas que assolaram a Europa recentemente. Até 7 de janeiro, só na capital, vai haver um dispositivo especial das forças policiais com mais 1.900 agentes, avança o El País. É um acréscimo de 52% face ao ano passado. Espanha está desde 2015 assinalada com o nível 4 de alerta terrorista.

“Os últimos ataques na Europa fazem com que seja necessário reforçar as medidas aditadas pelos corpos de segurança do Estado”, avançaram fontes do ministério do Interior à publicação espanhola. “Não obstante, queremos sublinhar que não há nenhuma ameaça concreta neste momento”, acrescentaram as mesmas fontes.

A Polícia Nacional já pediu a todas as autarquias que aumentem “as medidas de proteção com elementos físicos que impeçam ataques” com camiões, como aconteceu em Nice e em Berlim. Em Barcelona, vai haver um dispositivo especial de segurança para a noite da passagem de ano, mas as autoridades não adiantaram ao El País detalhes sobre a operação para evitar dar pistas a possíveis terroristas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR