É economista, chama-se Álvaro, mas é um desconhecido da política nacional. Em vez de um notável, o PSD vai mesmo avançar com o antigo presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Álvaro Santos Almeida, como candidato à Câmara Municipal do Porto nas Autárquicas de 2017. A disputa do social-democrata será (muito) difícil contra o atual autarca, Rui Moreira, que já tem garantido o apoio do CDS e deverá ter, em breve, o do PS.

O presidente da distrital do PSD/Porto, Bragança Fernandes, disse esta segunda-feira, em declarações à TSF, que ainda esta semana haverá “fumo branco” sobre a decisão e assumia que ia convidar Álvaro Santos Almeida: “Vou falar com ele porque quero convidá-lo, juntamente com a concelhia, para ver se ele aceita ou não“.

Bragança Fernandes, nas mesmas declarações à rádio, definiu Álvaro Santos Almeida como “um belíssimo nome”, e “um académico” que, como “não está ligado a um partido, pode recolher votos dos outros partidos. É um homem que não tem nada a temer. É um homem sério, um homem bom, com um currículo fantástico. É um candidato para lutar com toda a abertura com o doutor Rui Moreira”.

Ao Observador, Bragança Fernandes lembrou, no entanto, que “o nome ainda tem de ser aprovado pela comissão política concelhia, depois pela distrital e depois será enviado para a nacional”. Voltou, no entanto, a destacar que, se for o escolhido “será um candidato credível, independente, em ligação aos partidos e terá todo o meu apoio”. Falta formalizar e o “sim” de Passos Coelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Álvaro Santos Almeida está por dentro da candidatura autárquica à câmara municipal do Porto, uma vez que já era o coordenador do Conselho Estratégico da Concelhia do PSD do Porto, precisamente o órgão que tem como uma das funções preparar o programa eleitoral do partido para as autárquicas de 2017.

Quem é Álvaro Santos Almeida?

álvaro_almeida

Foto do perfil de Facebook de Álvaro Santos Almeida

Álvaro Santos Almeida licenciou-se em Economia pela Universidade do Porto, em 1987, precisamente o ano em que começou a dar aulas como professor dessa universidade. Com um vasto currículo académico, tornou-se mestre em 1994 na mesma instituição e, quatro anos depois, tirou o doutoramento em Londres na London School of Economics and Political Science.

O economista foi também professor em várias outras instituições de ensino superior como o IESF – Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, a London School of Economics and Political Science, a Universidade Lusíada do Porto e o Instituto Superior de Administração e Gestão, Porto (entre 1992 e 1993).

Foi também economista do BPA, no Porto, e diretor da Soserfin (mais tarde Banco Português de Negócios) até 1993. Desempenhou vários cargos no privado, tendo sido mesmo presidente do Conselho de Administração da Espaço Atlântico – Formação Financeira, SA (2001 e 2003) e vice-presidente do Conselho de Administração da CapNet – SGPS, SA (2001 e 2005).

Álvaro Santos Almeida foi também quadro superior do FMI em Washington e presidente da Entidade Reguladora da Saúde. Em julho destacou-se com um forte ataque ao Governo, acusando o executivo de António Costa de abrir um buraco de 100 milhões de euros na Administração Regional de Saúde no Norte, por não pagamento de dívidas.

O PSD tem assim, finalmente, um nome para concorrer contra Rui Moreira, depois de terem vindo a público diversos nomes comentados nos bastidores, como Marco António Costa, Luís Campos Ferreira, Daniel Bessa, Paulo Rangel ou Pedro Duarte.