Liga dos Campeões. Está na hora do mata-mata

Esta terça-feira regressa a Liga dos Campeões e com ela as nossas probabilidades. Veja aqui, jogo a jogo, quem tem mais hipóteses de passar a eliminatória.

Foi uma longa pausa. É verdade que tem havido campeonato, Taça da Liga e mais uns jogos, mas nada que se compare à emoção da Liga dos Campeões. Chegou a hora do mata-mata, quem perder a eliminatória sai do torneio e por isso mesmo a sorte começa a ter um pouco mais de influência.

Que o diga o Real Madrid que, apesar de ter ficado em segundo lugar no seu grupo, vai defrontar o Nápoles, enquanto os outros dois grandes favoritos (Bayern e Barcelona) não tiveram a mesma sorte e defrontam Arsenal e PSG, respetivamente. Isto faz com que o Real Madrid tenha ganho um novo estatuto de favorito destacado nas nossas contas.

https://observador.pt/interativo/liga-dos-campeoes-as-probabilidades-de-vitoria-equipa-a-equipa/

Quanto às equipas portuguesas: Porto e Benfica continuam em prova como antevimos em setembro, mas a caminhada ate à final continua bastante complicada. A hipótese de o Benfica (1.8%) ou de o Porto (1.5%) levantarem a taça em Cardiff continua a ser estatisticamente quase impossível – no entanto, não nos importávamos de estar errados e de ver a quinta taça dos campeões europeus em Portugal ( ainda que um de nós prefira que venha para o Museu Cosme Damião).

A jornada em detalhe

Ao analisar a jornada apresentamos os resultados de uma forma algo diferente do que temos vindo a fazer. Na tabela, pode ver a probabilidade de cada equipa passar aos quartos de final e não a probabilidade de vencer os jogos desta semana (esta quinta feira, antes da segunda mão, atualizaremos a tabela já com os resultados).

A eliminatória mais desnivelada parece ser a do Real Madrid com o Nápoles. O Mónaco de Leonardo Jardim parece ter o desafio mais equilibrado da jornada diante do Manchester City. Será que o treinador madeirense consegue juntar um brilharete na Champions à grande campanha que tem feito no campeonato francês?

Já as equipas portuguesas estão longe de ser favoritas. No entanto, apesar de nem o Benfica, nem o Porto, serem favoritos nas suas eliminatórias, continuam com uma probabilidade de perto de 40%, pelo que sonhar é mais do que possível.

Finalmente e ainda quanto às equipas portuguesas, lembramo-nos de ver como tem evoluído o elo ranking ao longo do ano.

E nesta ótica, as coisas não parecem muito animadoras para o Benfica. Ainda que continue a ser a equipa portuguesa com o maior ranking, o valor de 1799 é praticamente o mais baixo da temporada, enquanto o Dortmund chega quase com a pontuação máxima da sua temporada. Ou seja, estatisticamente o jogo parece acontecer na pior altura do ano – algo que se confirma se tivermos em conta a forma atual de alguns jogadores do Benfica.

A missão do Porto nunca ia ser fácil. Desde o início do torneio que dizemos que a Vechia Signora é uma das equipas no grupo de cinco favoritos. No entanto, nos últimos dois meses o Porto tem feito uma boa recuperação (com ou sem desenhos do seu treinador nas conferências de imprensa), e parece estar no ponto alto da época, pelo que parece ter chegado a esta eliminatória na altura ideal para fazer uma surpresa no palco do futebol europeu.

Calendário:

Terça-feira, 14

Benfica – Dortmund

Paris SG – Barcelona

Quarta-feira, 15

Real Madrid – Nápoles

Bayern Munich – Arsenal

Terça-feira, 21

Bayer Leverkusen – Atletico Madrid

Manchester City – Mónaco

Quarta-feira, 22

FC Porto – Juventus

Leicester – Sevilla

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.