Três antigos funcionários do Governo da Guatemala que eram responsáveis pelo orfanato onde um incêndio provocou a morte a pelo menos 40 adolescentes, foram detidos esta segunda-feira, informou o Ministério Público. Os detidos são o antigo responsável pela Secretaria do Bem-Estar Social da Presidência Carlos Mejia, a antiga subsecretária Anahi Keller, e o diretor do orfanato, que deixaram os cargos depois do incêndio, ocorrido quarta-feira passada.

As primeiras investigações revelaram que os jovens afetados pelo incêndio, doze dos quais permanecem hospitalizados, estavam fechados à chave num pequena sala de aula e provocaram o fogo para denunciar violações e agressões sofridas.

Os antigos funcionários são acusados de crimes de “homicídio por negligência, incumprimento de deveres e abuso contra menores de idade”, segundo os mandados de captura emitidos pelo Tribunal de Primeira Instância. As autoridades da Guatemala pediram aos Estados Unidos para ajudar nas investigações ao incêndio.

Uma das linhas de investigação defende que as jovens estavam fechadas numa casa de castigo por terem tentado fugir e que, em protesto, incendiaram um colchão. O incêndio provocou a morte a 40 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR