A Carolina do Norte pode voltar a permitir que as pessoas transgénero escolham a casa-de-banho a que desejam ir. Desde março de 2016 que as pessoas transgénero estavam obrigadas a frequentar o WC do género com que nasceram. Os deputados daquele estado norte-americano têm agora nas suas mãos a possibilidade de repôr a liberdade de escolha.

O anúncio foi feito na quarta-feira pelos republicanos, que há muito que são defensores da ideia, conta o The Washington Post. A aprovação da lei gerou críticas entre os defensores dos direitos LGBTI e, desde que entrou em vigor, várias empresas abortaram planos de investimentos que tinham para o estado, vários artistas cancelaram espetáculos que tinham agendado e foram atrasados vários encontros desportivos.

A última polémica veio da National Collegiate Athletic Association (NCAA), que deu aos deputados estaduais até quinta-feira para alterarem a lei, caso queiram continuar a receber provas de atletismo das universidades norte-americanas na Carolina do Norte, até 2022.

A proposta foi efetivamente votada na quinta-feira, mas quando chegou à Câmara dos Representantes, os conservadores atrasaram a votação final para a próxima semana.

As organizações de ativistas dos direitos LGBTI não estão satisfeitos com o projeto que está a ser votado, porque acreditam que algumas das condicionantes aumentam a discriminação. Em causa está a cláusula que proíbe, durante três anos, os governos locais de promulgarem decretos de não-discriminação. Para eles, esse compromisso é insuficiente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR