Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Inauguradas no último Salão Automóvel de Genebra, decorrem já as comemorações do 60.º aniversário de um dos mais emblemáticos modelos da Fiat, o 500. Com quase 6 milhões de veículos vendidos desde 1957 e agora já sexagenário, não deixa de assinalar a data que é a prova da sua inabalável juventude com várias iniciativas. Destaque para um novo logótipo “Forever Young”, que marcará presença em todas as celebrações, até a uma viagem multimédia àquele que tem sido o percurso do modelo, sem esquecer o lançamento de uma nova série especial de aniversário.

Apresentado pela primeira vez a 4 de julho de 1957, em Turim, Itália, o Fiat 500 será agora homenageado, pelas suas 60 risonhas primaveras ao longo de todo o presente ano de 2017. Não somente através de um plano de comunicação específico que irá para o ar na Internet, rádio e televisão, mas também com iniciativas como, por exemplo, uma tournée pelas mais belas praças da Europa, para a qual o fabricante desafia os fãs e coleccionadores do modelo. Qualquer um deles, eventos levados a cabo sob um novo slogan, “Forever Young”.

Também parte das comemorações, a proposta para uma viagem interactiva através da história do 500, num endereço onde, de resto, está já publicado o primeiro episódio do nascimento e evolução de um ícone. Mas onde os apaixonados por este modelo poderão igualmente encontrar muitos outros conteúdos multimédia, como é o caso de uma playlist de músicas e material de TV, da altura em que o pequeno citadino foi lançado.

[jwplatform UtxAfOYE]

Quanto à série especial Fiat 500 60.º Aniversário, que a marca já deu a conhecer em Genebra, destaca-se por pormenores como o tablier em vinil, o emblema vintage na frente, entre os frisos cromados, inclusivamente no capot.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Disponível para encomenda nos principais mercados da zona EMEA, inclusive Portugal, esta edição especial de aniversário é composta por apenas 560 unidades, cada uma delas acompanhada por um certificado individual de autenticidade. Entre nós, e segundo o Observador conseguiu apurar junto da filial portuguesa da FCA, os preços desta edição especial começam nos 22.200€.