Superando as previsões de vendas da Lexus em todos as regiões em que é comercializado desde 2014, o NX foi agora sujeito a uma renovação, que a divisão de luxo da Toyota acaba de apresentar no Salão de Xangai e que deverá chegar a Portugal lá mais para o final do ano. As principais alterações são estéticas, de modo a refrescar e a actualizar a aparência de um SUV compacto que, desde o seu lançamento, se tem destacado pelo arrojo das suas linhas.

Agora, o NX passa a contar com pára-choques dianteiros e secção superior da grelha redesenhados (esta última dispondo de novos elementos verticais, e de novas aplicações cromadas acetinadas e baços), com o fito de garantir uma maior fluidez na integração destes elementos com o capot e as portas dianteiras, assim como um melhor desempenho aerodinâmico. Ainda na frente, passam a estar disponíveis grupos ópticos com projectores triplos, semelhantes aos introduzidos pelo coupé LC, que garantem um toque extra de desportividade.

Na traseira, a secção inferior do pára-choques foi alargada e recebeu elementos que evocam o padrão da grelha frontal, ao mesmo tempo que os farolins de novo desenho também são de maiores dimensões e contam com um novo revestimento escurecido que sublinha o seu formato em “L”. Aqui, há também que contar com ponteiras de escape de maior diâmetro, integradas nos pára-choques, e com um novo spoiler – com a versão híbrida a incluir, ainda, com uma aplicação cromada de acabamento acetinado, igualmente em forma de “L”.

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Já no interior, o principal destaque vai para o ecrã do sistema de infoentretenimento, que passou das 7” do modelo original para 10,3” no revisto NX. Por seu turno, o painel de comando da climatização foi simplificado, para uma operação mais fácil e intuitiva, contando agora com apenas quatro botões de maiores dimensões, enquanto que o relógio analógico, ligeiramente maior do que anteriormente, é de novo design e passa a dispor de ajuste automático da hora em função do fuso horário.

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A par do acabamento metálico acetinado de quase todos os botões de comando, o habitáculo do renovado NX exibe ainda um touchpad de comando do sistema de infoentretenimento de novo desenho e maiores dimensões, o mesmo acontecendo com o espaço destinado ao carregamento por indução, que assim passa a poder acomodar smartphones de maiores dimensões.

O portão traseiro eléctrico com função “mãos-livres” é mais um novo trunfo do modelo, tal como a inclusão no equipamento de série de todas as versões do sistema de segurança Lexus Safety System+, que integra o sistema de pré-colisão, o cruise control por radar, o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem e o assistente de máximos.

Já a oferta de motores continua a ser composta pelo quatro cilindros a gasolina de 2,0 litros e 235 cv, e pelo grupo motopropulsor híbrido de 197 cv, que combina um motor 2.5 a gasolina com um motor eléctrico e uma caixa CVT (única versão do modelo comercializada no nosso país). Mas ambos oferecem agora uma sonoridade mais envolvente, emanada através dos altifalantes do sistema de som.

Sem alterações dignas de menção em termos de prestações e consumos, o NX recebeu, porém, algumas melhorias ao nível do chassi, com o intuito de incrementar o seu potencial dinâmico em termos de conforto e de eficácia. Incluem-se aqui a nova afinação das molas, dos amortecedores, das barras estabilizadoras e dos apoios da suspensão, mas a grande novidade é mesmo a nova suspensão de amortecimento variável AVS, baseada no sistema estreado pelo LC, agora capaz de efectuar até 650 ajustamentos instantaneamente, contra os apenas 30 da geração anterior.