Os três lances que levaram os jogadores do Benfica a pedir penálti ao árbitro Artur Soares Dias invadiram as conferências de imprensa, mas da boca dos treinadores dos clubes lisboetas que este sábado se defrontaram em Alvalade pouco se ouviu. “É um bom árbitro. Não é por um jogo que se vai catalogar aquele que, se calhar, é o melhor árbitro português. Se houver erro, o árbitro vai analisar”, respondeu Rui Vitória a um dos jornalistas presentes na sala.

Para o treinador do clube que lidera o campeonato, o jogo pode ter sido bom, mas o clube da Luz merecia ter ganho. “Saímos com um sabor amargo, porque achamos que trabalhámos mais do que este resultado, mas foi um bom jogo. Merecíamos ter ganho”, afirmou Rui Vitória, que não levou a vitória para as águias, mas assegurou, com um empate a uma bola, a liderança do campeonato, a quatro jogos do final. “Fica um empate que, na minha perspetiva, é injusto.”

Sobre os festejos dos adeptos do Benfica no final, Rui Vitória lembrou que “nunca se sabe qual é o jogo que define um campeonato” e que está consciente que ainda faltam “quatro jogos difíceis, cada um com as suas circunstâncias”. Ainda vincou que a equipa da Luz “deu mais um passo e falta menos um jogo” para o final da competição, mas que ainda não é campeã.

Estamos preparados para o resto do campeonato. Foi-nos colocado um desafio ainda mais difícil do que aquele que estávamos a prever, com um golo sofrido aos três minutos, mas mostrámos porque estamos na frente do campeonato há tantas jornadas e que estamos prontos para o resto. Mas isso não garante o que quer que seja”, afirmou o treinador do Benfica.

Sublinhando que “os dérbis muitas vezes não são bem jogados, têm é de ser ganhos”, o treinador assinalou que o Benfica defrontou um Sporting “com qualidade, com jogadores que queriam ganhar”, mas que conseguiu mostrar que os jogadores chegaram a Alvalade com “um propósito”. “A sensação que fica foi que nós fomos a equipa que mais foi à procura das situações para criar perigo. Isso agradou-me”, reiterou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jesus: “Sporting teve mais oportunidades de golo. O vencedor era o Sporting”

Sobre o empate deste sábado em Alvalade, o treinador leonino concorda na forma, mas não no conteúdo. Para Jorge Jesus, o dérbi que encheu o estádio do Sporting foi “taticamente e tecnicamente bem jogado, com intensidade das duas equipas”, mas a avaliar pelas oportunidades de golo só há um vencedor. “Nesse pormenor, o vencedor era o Sporting”, afirmou, lembrando as “duas únicas oportunidades de golo que houve”: do ponta-de-lança holandês Bas Dost.

Apesar de o Benfica ter tido “mais posse de bola” na primeira parte, Jorge Jesus referiu que “faltou objetividade” à equipa das águias. Ainda assim – e apesar de não ter cumprimentado Rui Vitória no final do jogo -, o treinador do Sporting sublinhou que o dérbi deste sábado se jogou com “duas equipas que foram dignas uma da outra” e que tinha sido “um espetáculo bonito”.

Insatisfeito com o empate em casa a uma bola, Jorge Jesus disse que o Benfica era o clube mais bem posicionado para vencer o campeonato, apesar dos quatro jogos que ainda faltam para os benfiquistas poderem assaltar o Marquês de Pombal.

O Benfica parte para estes quatro jogos em primeiro, tudo bem que o futebol não é nenhuma ciência exata, mas, neste momento, parte para a reta final com essa vantagem”, afirmou.

Sobre os três lances em que os jogadores do Benfica pediram penálti ao árbitro Artur Soares Dias, o treinador do Sporting disse apenas que não tecia comentários e lembrou — a propósito de os treinadores dos dois clubes não se terem cumprimentado — que “a pacificação do futebol tem de ser feita por todos os intervenientes do jogo. Não é cumprimentar um treinador que vai ser o pormenor que vai pacificar o futebol aqui ou em qualquer parte do mundo”.

O dérbi lisboeta ficou marcado este sábado pela morte de Marco Ficini, 41 anos, adepto da Fiorentina, atropelado nas proximidades do Estádio da Luz, durante a madrugada. Estava em Lisboa com o filho e tinha jantado com amigos do Sporting. O jogo desenrolou-se em Alvalade com fortes medidas de segurança, o que não impediu que ainda antes de as portes se abrirem, ocorressem vários desacatos em redor do estádio. Nenhum com gravidade.