Donald Trump discutiu as origens da Guerra Civil americana numa entrevista dada a rádio norte-americana Sirius XM Politics, esta segunda-feira. Na entrevista, Trump pergunta: “Porque houve uma Guerra Civil? Por que é que isso não se evitou?”. A pergunta deixou muitos norte-americanos perplexos ou não fosse a Guerra Civil um dos maiores embaraços históricos do país – e um que é estudado a partir da escola primária.

O presidente dos EUA comparava a sua campanha de 2016 com a do antigo presidente Andrew Jackson quando a jornalista que o entrevistava lhe perguntou sobre a Guerra Civil – e Trump sugeriu que o presidente Jackson podia ter evitado o despoletar da Guerra e, eventualmente, questionou os motivos pelos quais a Guerra se deu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não teríamos tido uma Guerra Civil. Ele [Jackson] era uma pessoa muito difícil, mas ele tinha um grande coração. E ele estava realmente chateado com o que estava a ver, o que estava a acontecer, no que diz respeito à Guerra Civil. Ele disse “Não há razão para isto.”

Guerra Civil Americana (1861-1865)

Mostrar Esconder

A Guerra Civil Americana foi um conflito interno nos Estados Unidos da América, entre 1861 e 1865. As tensões rebentaram com o debate sobre a expansão da escravatura para os novos estados a Oeste. Em 1861, sete estados do Sul declararam a sua independência dos Estados Unidos para formar a Confederação e acabaram por invadir o território a Norte. A Guerra Civil tirou a vida a mais de meio milhão de soldados americanos – o maior número de mortos na história dos EUA – e culminou com a vitória da União sobre a Confederação e com a libertação de cerca de 4 milhões de escravos. Só o presidente Andrew Jackson “tinha” 150 homens, mulheres e crianças à data da sua morte.

A questão é que o presidente que Trump referiu, Jackson, morreu 16 anos antes da Guerra Civil se dar. E muitos ouvintes foram rápidos a chamá-lo à atenção para esse facto nas redes sociais. Uma delas foi Chelsea Clinton, filha de Hillary Clinton, ex-adversária de Trump nas presidenciais americanas.

Mais tarde, através to Twitter, Trump respondeu.

“Isto é história americana, e o Presidente está a questionar a história”, disse o ex-governador do estado de New Mexico, Bill Richardson. A Guerra Civil nos EUA deu-se entre 1861 e 1865. Andrew Jackson morreu em 1845, e depois dele ainda ocuparam a Casa Branca oito presidentes diferentes. O nono, Abraham Lincoln, abriu o caminho à abolição da escravatura em todos os estados e à consolidação da Lei Federal americana como hoje a conhecemos.