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A Audi deu já início à comercialização do novo RS5, proposta que, segundo a marca dos quatro anéis, procura conjugar a funcionalidade necessária para uma utilização no dia-a-dia, com a elegância e uma presença poderosa, assumindo o papel de verdadeiro e genuíno “Grand Turismo”, no seio da oferta RS. Tudo isto, por preços a partir de 80.900€, na Alemanha.

O novo RS5 destaca-se, desde logo, por uma grelha frontal bastante mais larga e plana que nas versões standard, entradas de ar adicionais e de dimensões generosas, e pára-lamas também eles 15 mm mais largos, além de inspirados nos Audi 90 Quattro IMSA GTO. De série, o novo desportivo de Ingolstadt monta jantes de 19”, as quais podem depois ser substituídas por umas ainda mais imponentes, de 20″.

Verdadeiramente importante, é o que se esconde debaixo do capot dianteiro, onde surge um novo V6 2,9 litros twin-turbo desenvolvido em conjunto com a Porsche, a debitar 444 cv de potência e 600 Nm de binário. Ou seja, mais 170 Nm que na geração anterior, além de disponíveis logo a partir das 1.900 rpm. Permitindo-lhe, por exemplo, acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos, com a velocidade máxima anunciada a surgir aos 250 km/h. Ou, então, aos 280 km/h, caso o cliente opte por instalar o opcional pacote “RS Dynamic”.

A acompanhar o novo V6, o Audi RS5 conta com uma caixa automática de oito velocidades, a distribuir a potência às quatro rodas graças à inclusão do conhecido sistema quattro. Embora, neste caso, com um diferencial autoblocante central acoplado, que pode ainda ser acrescido de um opcional diferencial desportivo traseiro.

Quanto ao chassi, recebe uma revista suspensão de cinco pontos, tanto à frente como atrás, ao invés da solução trapezoidal existente na geração anterior. A qual, quando conjugada com o sistema de suspensão RS Sport proposto de série, permite ao RS5 exibir uma altura ao solo 7 mm mais curta que nas versões standard, com a Audi a disponibilizar como opcional, para os mais exigentes, uma mais apurada solução RS sport suspension plus com Dynamic Ride Control, discos de travão de cerâmica e direcção desportiva com set-up específico RS.

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