Dezassete graus em teoria, uns -20 para as que arriscaram pisar a passadeira vermelha de braços e ombros à mostra. Diz que valeu a pena. Depois de, em setembro do ano passado, terem aterrado em Lisboa pela primeira vez, os International Emmy Awards voltaram a escolher Lisboa como palco de uma semifinal. Pretexto mais do que suficiente para desenrolar a famosa carpete encarnada, desta vez, nos Paços do Concelho.

O vento e o frio foram mesmo os grandes inimigos do momento pré gala da 45ª edição dos prémios. O primeiro obrigou a repetir fotos, levou muitas mãos à cabeça e fez redobrar as atenções aos vestidos mais esvoaçantes. O segundo deixou os convidados em pulgas para entrar no aconchego da câmara. Ainda assim, o desfile foi bonito de se ver. Os apresentadores da noite, Ana Sofia Martins, Diana Chaves e José Pedro Vasconcelos foram dos primeiros a pisar a passadeira vermelha. Nos minutos seguintes, muitas it girls portuguesas fizeram o mesmo. Raquel Strada, Cláudia Vieira, Rita Pereira e Sara Matos não faltaram à chamada.

Os designers portugueses estiveram em destaque. Do fato super sofisticado de David Ferreira, usado pela modelo e atriz Ana Sofia Martins, ao macacão de Filipe Faísca que fez com que a atriz Matilde Mello Breyner se sentisse a sair à rua “sem nada”, a moda nacional esteve no topo. No que toca a marcas internacionais, a BCBG voltou a ser uma escolha recorrente. Carolina Herrera, Stella McCartney e Malene Birger marcaram presença. Não em pessoa, mas representadas por uns bons metros de tecido.

A semifinal desta sexta-feira foi dedicada à categoria Comédia. O júri foi também português, composto por Eduardo Madeira, Fernando Alvim, João Paulo Rodrigues, Joaquim Monchique, José Machado, José Raposo, Manuel Marques, Maria João Abreu, Maria Rueff, Maria Vieira, Salvador Martinha e Rui Unas. André Sampaio, membro português da International Academy of Television Arts & Sciences, foi o responsável pela realização do evento em Lisboa. Na mesma noite, Tóquio recebeu outra das semifinais. Os International Emmy Awards continuam o périplo mundial. A próxima gala acontece no dia 6 de julho, na Cidade do México.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR