O presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil proibiu terça-feira que os comandantes de bombeiros operacionais distritais prestem declarações sobre os incêndios. A proibição entrou em vigor esta tarde, tendo sido revelada pela TVI e pela SIC como notícia de abertura dos respetivos jornais das 20h.

A proibição coloca a Proteção Civil no comando das conferências de imprensa, sendo que este organismo governamental prometer promover encontros com os jornalistas duas vezes por dia, incluindo aos fins de semana. A primeira conferência de imprensa iniciar-se-á às 9h00, enquanto que a segunda deverá ter início às 19h00.

A Proteção Civil admite a possibilidade de fazer um terceiro ponto de situação, caso se justifique. As conferências de imprensa serão dadas a partir da sede da Proteção Civil, em Carnaxide. Às terças-feiras o comandante operacional nacional, Rui Esteves, fará um ponto da situação mais alargado.

Fora destes horários, os jornalistas poderão acompanhar a informação atualizada sobre os incêndios rurais em http://www.prociv.pt, através de contacto com o Oficial de Operações e Emergências (OFOPE) do Comando Nacional de Operações de Socorro ou a assessoria de imprensa da ANPC”, adianta o comunicado.

A ANPC explica que visa assim “disponibilizar em contínuo informação operacional aos jornalistas, de modo a poderem realizar o seu trabalho com o máximo rigor e eficiência”, deixando implícito que os comandantes das operações de socorro não disponibilizarão informação.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ANPC justifica a medida com a necessidade de divulgação de informação completa e atualizada em matéria de incêndios rurais e diz que a mesma também liberta “os comandantes das operações de socorro para se concentrarem no essencial que é a conduta das operações de proteção civil nos vários teatros de operações”.

A estação de televisão com sede em Queluz diz ainda que a decisão da Proteção Civil está a criar mau estar entre os bombeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR