Um carro em chamas está na origem do fecho do túnel do Marão no sentido Amarante-Vila Real. Às 13h22, segundo a SIC Notícias, uma fila de carros formava-se à entrada do túnel, aguardando a retomada do trânsito.

Quando a ocorrência foi registada, os dois sentidos do túnel do Marão estiveram fechados. Às 13h50, soube o Observador, o sentido Vila Real-Amarante já estava reaberto ao trânsito. O sentido Amarante-Vila Real só foi reaberto por volta das 18h20, cerca de cinco horas depois, tendo a circulação voltado à normalidade.

De acordo com aquele canal, a viatura que esteve na origem do fecho do túnel do Marão é um carro ligeiro. No seu interior estavam quatro passageiros, que escaparam ilesos ao acidente. Foram socorridos pelo INEM, mas apenas por prevenção.

De acordo com o site da Proteção Civil, foram enviados para o local 36 operacionais e 11 viaturas. A ocorrência foi registada às 12h31 e a Proteção Civil que está em fase de conclusão.

Segundo o testemunho de um habitante de um bairro próximo do túnel do Marão, na entrada do lado de Amarante (galeria Sul), a saída de emergência do túnel foi aberta por civis. Segundo a Lusa, o acidente ocorreu na galeria Sul, que liga Amarante a Vila Real, e a galeria Norte foi fechada para servir de saída de emergência e de evacuação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Infraestruturas de Portugal esclareceu que os sistemas de segurança “funcionaram eficazmente” no Túnel do Marão, assegurando a “deteção imediata” do incêndio e contribuindo para a “pronta resposta” das autoridades.

Em junho, o incêndio de um autocarro no túnel do Marão, também no sentido Amarante-Vila Real, levou a que fosse ativado o plano de emergência.

Infraestruturas de Portugal garante que plano de emergência foi “prontamente” ativado no Túnel do Marão