Não raras vezes resultado de distracções ou engano nos pedais, os embates de marcha-atrás são uma situação mais frequente do que poderíamos imaginar. Razão pela qual a Toyota criou a tecnologia de segurança Safety Sense com Intelligent Clearence Sonar (ICS), a qual consegue reduzir até 90% este tipo de ocorrências, garante a companhia.

O fabricante japonês descreve este sistema como a solução perfeita para impedir embates em obstáculos quando recuamos, seja por distracção ou porque o condutor se engana no pedal, acelerando ao invés de travar.

Esta nova tecnologia beneficia do facto de o ICS monitorizar uma área mais vasta que os sensores tradicionais, actuando sobre o travão quando a colisão está iminente. Podendo assim impedir o impacto ou, na pior das hipóteses, mitigar os efeitos do mesmo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, o Safety Sense, que por si só consegue reduzir o número de embates em cerca de 50%, proporciona ainda imagens do carro a partir de um plano superior, ou da perspectiva do condutor, mostrando qualquer obstáculo que esteja na trajectória.

Só nos EUA, os últimos dados (2012) apontam para 1,7 milhões de embates de traseira, que resultaram em 1.700 vítimas e 500 mil feridos.