As autoridades alemãs procuram um homem suspeito de ter espalhado veneno em vários alimentos, incluindo comida para bebés, em supermercados alemães. A Reuters diz que ainda não são conhecidos casos de contaminação.

O suspeito avisou a polícia por e-mail, no início de setembro, e dizia ter colocado veneno em produtos que estavam à venda em supermercados de Constança, no sul do país. O homem indicou até que embalagens tinham sido envenenadas para provar que não estava a mentir e ameaçou que faria o mesmo noutros supermercados do país e da Europa, se não recebesse os milhões de euros em dinheiro que exigia.

A polícia recolheu imediatamente esses produtos, mas o caso não foi imediatamente tornado público. Depois de comprovado o envenenamento das embalagens em causa, a polícia decidiu expor o caso e divulgar as imagens de vigilância. De acordo com a imprensa local, o suspeito é um homem, de estatura média e magro, com óculos e um gorro e aparenta ter 50 anos. Nas imagens, o homem é visto a colocar certos produtos nas prateleiras.

Reprodução das imagens das câmaras de vigilância (Fonte: stol.it)

A polícia confirmou também que encontrou pelo menos cinco embalagens de comida para bebés que foram contaminadas com etilenoglicol – um líquido incolor e inodor, com sabor doce -, utilizado para fabricar anticongelantes e que pode ser letal.

O Telegraph cita o vice-chefe da polícia local, Uwe Steurmer, que refere que, apesar de não haver motivo para “pânico ou histeria”, o caso está a ser levado como uma “ameaça muito a sério”. A polícia pede ainda aos consumidores especial atenção e pede que verifiquem as embalagens dos produtos que comprem, mas garantiu que vai intensificar a verificação dos produtos à venda naquela região.

Este é um caso excecionalmente grave de extorsão e temos de assumir que estamos a lidar com um chantagista que está pronto para matar”, disse o polícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR