Depois do Ateca e do Arona, a Seat prepara-se para dar continuidade à sua oferta crossover. Desta feita, com uma proposta esteticamente mais desportiva – um SUV-coupé. A qual deverá ter como inspiração o Porsche Macan, sendo que as previsões são de que chegue aos concessionários dentro de dois anos, ou seja, em 2020.

O anúncio deste novo SUV foi feito, segundo avança a britânica Autocar, pelo director de Pesquisa e Desenvolvimento da marca espanhola. Matthias Rabe, na apresentação internacional do Seat Arona, proposta SUV para o segmento B, revelou ainda que o futuro SUV-coupé poderá mesmo vir ser o primeiro produto da futura submarca desportiva do fabricante espanhol, denominada Cupra.

Ainda de acordo com a mesma fonte, este SUV de linhas mais desportivas deverá inspirar-se igualmente no protótipo Seat 20V20 apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2015, além de procurar replicar a fórmula Porsche Macan. Marca que é, tal como a Seat, parte do Grupo Volkswagen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já em termos de motorizações, o futuro modelo poderá vir a contar com uma variante híbrida plug-in, integrando-se assim na estratégia de electrificação que a Seat já definiu.

Recorde-se que o primeiro eléctrico da Seat deverá chegar em 2019, tendo por base o pequeno citadino Mii. Cerca de um ano depois, ou seja, em 2020, será a vez de um novo modelo, baseado na nova plataforma para veículos eléctricos MEB.

Quanto à decisão de avançar com o desenvolvimento, produção e lançamento no mercado de um SUV-coupé, é explicada pelo próprio CEO da Seat, Luca de Meo, com o facto de a marca espanhola ver neste segmento uma possibilidade para continuar a crescer. Com o italiano a citar o nome da Porsche e do seu Macan, como exemplo da procura que existe para este tipo de propostas.