A temporada de 2017/18 não está a ser nada fácil para o Everton. De momento, encontra-se no 15º lugar da Premier League, foi eliminado da Taça da Liga e da Liga Europa. Ronald Koeman, que orientou o Benfica na temporada de 2005/06, foi despedido no final de outubro devido a maus resultados. O clube de Liverpool precisa de alguém para salvar a temporada e olha para Marco Silva, treinador do Watford, como o homem certo para o fazer. Mas o clube do português não está para conversas.

O interesse dos ‘Toffees’ é noticiado por diversos meios de comunicação britânicos. O The Telegraph relata que representantes do acionista maioritário do Everton, Farhad Moshiri, contactaram o Watford para discutir a possibilidade de contratação de Marco Silva, mas levaram uma ‘nega’ dos responsáveis do clube, que terão dito que Silva não sairá esta época. O treinador português, afinal, não está há muito tempo em Vicarage Road.

Marco Silva liderou os ‘Hornets’ apenas em 12 partidas oficiais, tendo vencido quatro, empatado três e perdido cinco. Apesar do saldo negativo e da eliminação da Taça da Liga na 2ª ronda (perdeu 3-2 contra o Bristol City, em casa), o português encontra-se no 9º lugar da liga inglesa, a quatro pontos e seis lugares acima do Everton.

O contrato do português, que assinou com o Watford por dois anos, não contém clausula de rescisão. Contudo, dada a fase da época, dificilmente os responsáveis do clube irão considerar abordagens pelo seu treinador, que é um dos mais cobiçados da Premier League. Segundo o The Telegraph, Silva gostaria de falar com o Everton, mas também aceita decisão do clube que orienta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De momento, o Everton é orientado pelo treinador dos sub-23, David Unsworth. Curiosamente, Unsworth conseguiu uma vitória por 3-2 sobre o Watford na última jornada da Premier League, após ter estado a perder por 2-0 em casa. No entanto, o técnico dos sub-23 não deve estar para ficar na equipa principal.

Além de Marco Silva, Sam Allardyce, antigo selecionador de Inglaterra, é outro dos nomes em cima da mesa para orientar os ‘Toffees’. Farhad Moshiri até já reuniu com o técnico, mas parece que Allardyce, que deixou o Crystal Palace em maio, não ficou interessado naquele que seria um projeto a curto prazo. Sean Dyche, treinador do Burnley, é outro dos nomes a ser considerado.

O antigo treinador do Everton, Ronald Koeman, foi contratado na época de 2016/17. Durante o seu tempo no clube, o treinador holandês conseguiu 24 vitórias em 58 jogos.