O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou esta sexta-feira os democratas de “obstruírem” a sua reforma tributária no Congresso norte-americano, controlado pelos republicanos, porque é “muito boa” e não lhe querem dar o mérito por isso.

Donald Trump dedicou as primeiras mensagens do dia na sua conta no Twitter à reforma tributária que o Congresso está a debater e que propõe cortes de impostos a empresas e cidadãos.

“Os senadores republicanos estão a trabalhar duro para aprovar os maiores cortes de impostos na história do nosso país, o projeto está cada vez melhor. Esta é uma oportunidade única em uma geração”, disse Trump na sua conta no Twitter. Trump acrescentou que “os democratas obstrucionistas estão a tentar bloqueá-lo porque (a proposta) é muito boa e não querem dar o crédito!”.

Os republicanos estão focados na aprovação de sua reforma tributária, que este mês recebeu o voto favorável da Câmara dos Deputados. A proposta agora está no Senado, onde os republicanos enfrentam mais dificuldades, pois têm uma maioria mais estreita do que na Câmara dos Deputados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os republicanos ocupam 52 dos 100 assentos no Senado, mas ainda não conseguiram os votos necessários, já que vários senadores do partido, como Bob Corker e Jeff Flake, não decidiram ainda as suas posições e podem juntar-se aos democratas, que pretendem bloquear a iniciativa.

Os senadores republicanos estão divididos em torno do conteúdo do projeto, já que Corker e Flake querem incluir medidas que impeçam o aumento no défice, enquanto o líder da maioria republicana do Senado, Mitch McConnell, quer que a votação ocorra o mais rápido possível.

O Senado vai reunir-se novamente hoje e a votação poderá acontecer no final do dia.

Tanto Trump quanto a maioria republicana do Congresso querem registar antes do final do ano uma vitória legislativa que lhes permita recuperar das tentativas fracassadas de revogar, em várias ocasiões, a lei de saúde do ex-Presidente Barack Obama, conhecido como “Obamacare”.