Brasil

Portugal quer reforçar oferta consular no Brasil

321

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, anunciou a intenção de criar um escritório consular permanente em Santos, no Brasil, com funcionários do ministério.

ANT

Autor
  • Agência Lusa

Portugal quer criar um escritório consular e ampliar seu quadro de funcionários na cidade brasileira de Santos, informou na sexta-feira o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, durante uma visita oficial ao Brasil.

Em entrevista à Agência Lusa, Carneiro explicou que a ampliação do quadro faz parte de um plano para transformar o consulado honorário de Portugal em Santos num escritório permanente gerido por funcionários de carreira do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“Queremos garantir que vamos manter os serviços consulares onde eles têm vindo a funcionar até hoje em Santos e também reforçá-los”, disse o secretário de Estado. “Temos apenas uma funcionária do ministério dos Negócios Estrangeiros a trabalhar lá, mas a nossa expectativa é de que até ao primeiro semestre de 2018 sejam cinco.”

Outra questão discutida pelo secretário durante a visita a Santos e zona envolvente — uma região onde vivem pelo menos 38 mil portugueses e lusodescendentes — diz respeito ao prédio onde o atendimento consular é realizado.

Atualmente o consulado funciona num edifício cedido pelo empresário Arménio Mendes, antigo cônsul honorário de Portugal, que morreu em outubro.

“Não haverá mudança no local de atendimento [ao público]. Será estabelecido um contrato de arrendamento com a entidade que representa o edifício. Estabelecemos este compromisso numa reunião realizada com Paulo Mendes, que é filho do Armênio Mendes”, salientou o secretário.

Além de tratar de assuntos administrativos, José Luís Carneiro também compareceu a um almoço com empresários portugueses e lusodescendentes e visitou a primeira povoação portuguesa construída no Brasil, na cidade de São Vicente.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas participou numa homenagem a Arménio Mendes, português que emigrou para o Brasil ainda jovem e se tornou um representante da comunidade e empresário de destaque, na qual compareceram cerca de 300 convidados e outras autoridades, como o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral e o Cônsul-geral de São Paulo, Paulo Lourenço.

A visita do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao Brasil começou no dia 28 e termina em 05 de dezembro.

José Luís Carneiro já visitou comunidades portuguesas em Porto Alegre e Pelotas, na região sul do país, e tem visitas marcadas a outras duas cidades brasileiras, Belém, no estado do Pará e São Luís, no Maranhão.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)