Noor Doaud é palestiniana, mas os seus interesses estão longe da política e da disputa de territórios. Numa sociedade que trata as mulheres de forma bastante subalterna, Noor e um grupo de outras mulheres chamam-se a si mesmo The Speed Sisters e, desde 2009, que são umas “bombas”, mas do volante e da condução acrobática.

Especializada em drift, a arte de controlar um automóvel em derrapagens controladas, mantendo-o tão atravessado quanto as leis da física o permitam, esta palestiniana é, de longe, a melhor mulher árabe no mundo do drift, mas é também um dos melhores pilotos, desta disciplina, pelo menos naquela parte do globo, onde as atravessadelas intermináveis são um must.

O drift é a minha vida e a minha paixão. O prazer máximo é atingido quando sinto que eu e a máquina nos transformamos num só”, confessa Noor Douad.

A palestiniana afirma que não foi fácil criar uma equipa só com mulheres neste desporto e que a pressão foi muita, mas “correu tudo bem”, pois as mulheres apoiaram-se mutuamente, o que não é difícil de compreender em pleno Médio Oriente.

Com 25 anos e depois de viver em Ramallah, na Cisjordânia, Douad teve de se mudar para o Dubai para materializar o seu sonho. Hoje conduz um BMW E30, modelo já com uns anos, mas que rejuvenesceu com a ajuda de um turbocompressor de dimensões king size, que atirou a potência para uns impressionantes 750 cv. O ideal para drift, segundo Noor, que já competiu na Europa e brilhou no East Red Bull Car Drift, o campeonato do Médio Oriente. E se está a pensar chegar ao pé dela e acusá-la de não conduzir grande coisa, é melhor pensar duas vezes. Além de adorar guiar nos limites carros e motos, Noor é personal trainer e grande praticante de muay thai, também conhecido por boxe tailandês.

[jwplatform NVlERDL5]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR