790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Emails de Pedro Guerra estão a circular na internet e Bruno de Carvalho já aproveitou um

Este artigo tem mais de 5 anos

Emails supostamente enviados e recebidos pelo comentador do Benfica começaram a circular, em redes sociais afetas ao Sporting, desde a noite de domingo. Bruno de Carvalho já aproveitou uma informação.

Os famosos emails do comentador do Benfica e antigo diretor de conteúdos da BTV estão a circular na internet desde domingo à noite. São 6 GB de correio eletrónico supostamente recebido e enviado por Pedro Guerra durante vários anos e começaram a circular nas redes sociais e fóruns, sobretudo afetos ao Sporting. A divulgação até já foi aproveitada pelo presidente do clube de Alvalade, para ajustes de contas internos com aquilo que já apelidou de “sportingados”.

Os emails estão a circular, segundo sabe o Observador, desde a noite de domingo. A Sábado adianta que dizem respeito ao período entre maio de 2010 e março de 2017. Neste intervalo de tempo, Pedro Guerra foi comentador televisivo representante do Benfica e também chegou a ocupar (entre fevereiro de 2015 e agosto de 2017) o cargo de diretor de conteúdos da Benfica TV (BTV).

No seu perfil oficial no facebook, Bruno de Carvalho já aproveitou um destes emails — que lhe “mandaram”, segundo refere — para justificar os cinco processos que colocou a sócios do clube por passarem informação ao rival Benfica. “Um deles foi contra o associado André Carreira Figueiredo que, pelos vistos, foi apanhado a enviar emails a pessoas do Benfica. Dizem-me que até à data já se viram 52 desta personagem para eles”, escreveu o dirigente que anexou uma imagem de um email que tem no remetente o nome “André Carreira Figueiredo”, dirigindo a Pedro Guerra.

De acordo com o email divulgado por Bruno de Carvalho, Figueiredo reencaminha uma nota à imprensa enviada pelo Sporting ao jornalistas para Pedro Guerra poder usar no programa da TVI24 onde é comentador residente. No texto há um pedido específico para não mostrar a nota no programa porque “eles (comunicação do Sporting) irão eventualmente perceber de onde veio a fuga”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O suficiente para o presidente do Sporting juntar o sócio do clube, André Figueiredo, à lista de “sportingados”, o termo que usa para definir alguns dos que o contestam dentro do clube e que terão passado informações ao Benfica (o neologismo nasce da mistura entre “sportinguistas” e “aziados”). “São estes os sportingados que têm que ser afastados de vez do Clube e que tantos andaram tão ‘ofendidos’ por eu os ter processado…. Irei denunciando, um a um”, escreveu acrescentando outros dois nomes (que já tinha referido em Assembleias gerais do clube).

Os 50 mil euros/mês, a conta em Espanha e o pedido de suspensão de mandato: o resumo da AG do Sporting

Entretanto, Bruno de Carvalho voltou ao Facebook e partilhou mais emails da conta pessoal de Pedro Guerra. Alegadamente, o advogado António Pragal Colaço envia ao comentador da TVI24 a morada do presidente do Sporting, que reenvia a informação para Carlos Janela – a quem Bruno de Carvalho chama “fazedor de cartilhas” – e Luís Bernardo, o responsável pela comunicação do Benfica. No assunto do alegado email, lê-se “aqui vai o material”.

“Porcos imundos é pouco! Estamos perante táticas dignas da máfia!!”, acusa Bruno de Carvalho.

No programa “Prolongamento”, da TVI24, Pedro Guerra já respondeu às acusações do presidente do Sporting. Depois de garantir que “isto é falso”, o comentador compara-se a Marcelo Rebelo de Sousa. “Eu sou um mero comentador de televisão. O melhor comentador de política que conhecemos é agora Presidente da República. Vamos imaginar que alguém entrava no correio eletrónico pessoal do Presidente da República e divulgava todos os emails que ele trocou nos anos em que foi comentador da TVI? As pessoas achavam que isto era justo?”.

Pedro Guerra garantiu que não quer falar sobre o assunto, acrescentando apenas que não sabe “onde mora o presidente do Sporting, com quem vive e se está ou não zangado com a esposa”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora