A queda de neve, desde o início da manhã desta terça-feira, na zona de Bragança, levou ao encerramento de seis escolas no concelho, mas as autoridades relatam um cenário de “normalidade” dentro dos condicionamentos habituais nestas circunstâncias.

Num balanço feito depois das 11h00, a Câmara de Bragança deu conta de que “todas as escolas do concelho abriram como normalmente, à exceção das de Izeda, Parada, Salsas, Santa Comba de Rossas, Quintanilha e Gimonde”. Todas estas escolas estão localizadas em aldeias e “não abriram por falta de professores e auxiliares”, segundo a justificação avançada pelo município, que acrescenta que “grande parte do transporte escolar foi efetuada com normalidade”.

A autarquia dá conta de que tem no terreno o serviço municipal de Proteção Civil com “dois limpa-neves, quatro carrinhas e 24 pessoas, a realizar trabalhos de prevenção e de limpeza das vias, no meio urbano”.

O município cita “informação oficial da GNR” para adiantar que “não há estradas municipais cortadas ao trânsito, verificando-se, no entanto, o condicionamento em algumas vias”. A mesma informação foi confirmada pela Lusa junto do Comando Distrital da GNR de Bragança, com a indicação de há algumas estradas “condicionadas”, nomeadamente na zona do Portelo, Espinhosela, Gondesende” e que durante a manhã foi necessário cortar o trânsito na nacional 206.

Esta estrada liga Bragança a Torre D. Chama e em condições climatéricas como as desta terça-feira é das primeiras com constrangimentos devido a atravessar a Serra da Nogueira, um dos pontos do concelho onde a neva começa a cair. Dentro da cidade de Bragança, segundo informação obtida pela Lusa junto da PSP, “está tudo calmo”, apesar das dificuldades de circulação devido a alguma acumulação de neve.

Bragança é um dos distrito que se encontra sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, passando a chuva a partir do meio dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR