A quantidade de eletricidade gerada através de fontes de energia renovável ultrapassou pela primeira vez a quantidade produzida a partir de carvão na Europa em 2017, demonstra um relatório da Sandbag que olhou para as estatísticas das empresas de energia europeias. Juntas, as energias do sol, do vento e da biomassa produziram 679 terawatts-hora de energia, enquanto que o carvão ficou 10 terawatts-hora abaixo desse valor.

Isto significa que as energias renováveis analisadas por esta empresa produziram energia suficiente para alimentar uma carga com potência de 679 watts pelo período de uma hora, enquanto que o carvão só conseguiria alimentar cargas com potências de 669 watts durante o mesmo período de tempo. Estes valor, embora pouco distantes um do outro, são mais significativos tendo em conta que, ainda há cinco anos, o carvão era responsável por cinco vezes mais produção energética do que as fontes renováveis.

Ainda no ano passado, Portugal, Holanda e a Itália declararam que iam eliminar a produção energética a partir do carvão. Ainda assim, essa ainda é a fonte principal de energia na Europa: a vizinha Espanha até aumentou a quantidade de energia gerada através do carvão e há dois países — República Checa e Polónia — que nem sequer planeiam abandonar essa forma de produção. De 2016 para 2017, as emissões de dióxido de carbono pela Europa até aumentaram.

Os países campeões na utilização de energia renovável são a Alemanha e o Reino Unido, que sozinhas contribuíram em 56% para o crescimento da produção renovável entre 2014 e 2017. O Reino Unido atingiu uma diminuição de 22% na produção de energia a partir de carvão e um aumento de 45% na produção energética através de parques eólicos de 2016 até ao ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR