Chama-se Marlon Bundo — nome que, muito a propósito, faz lembrar o ator Marlon Brando — e é o coelho de estimação do vice-presente dos Estados Unidos da América. E porque é que isto interessa? Além de ser peludo, de ter uma conta no Instagram e uma capacidade extraordinária para captar a atenção de terceiros, está no centro de uma polémica. Expliquemo-nos: a mulher e a filha de Mike Pence criaram um livro infantil, à base de ilustrações, inspirado no coelho. E a equipa do programa da HBO “Last Week Tonight”, apresentado por John Oliver, também, ao lançar no mercado uma versão satirizada que já está no top de vendas da Amazon, bem à frente do livro original.

Esta segunda-feira ficou à venda o livro de Bundo criado pela família Pence, “Marlon Bundo, Um dia na vida do Vice-Presidente” (tradução livre), publicado por uma editora especializada em livros conservadores, que coloca o coelho a explorar o quotidiano de Mike Pence. Já na paródia de John Oliver, o protagonista felpudo ganha não só um laço à volta do pescoço, mas também uma nova orientação sexual: a história foca-se na paixão de Bundo por um outro coelho, uma união que o mau da fita (um escaravelho com uma cabeleira branca, à semelhança de Pence) tenta travar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A criação de Oliver explora, então, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, um tema sobre o qual Pence já se manifestou publicamente mais do que uma vez: o vice-presidente escolhido por Donald Trump tem uma história de criticismo tendo em conta a comunidade LBGT e todos aqueles que a apoiam. Trump chegou a dizer, sobre a posição de Pence face a homossexuais: “Não perguntem àquele homem: ele quer enforcá-los a todos”.

O livro de John Oliver foi apresentado no respetivo programa e um “audio book” animado do coelho, narrado pelo ator Jim Parsons (mais conhecido pela sua participação na série “A Teoria do Big Bang”). O dinheiro das vendas reverterá a favor da caridade.