790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jorja Smith no Super Bock Super Rock, quatro confirmações nacionais no Paredes de Coura

Este artigo tem mais de 5 anos

A cantora britânica de apenas 20 anos, já apadrinhada por Kendrick Lamar e Drake, lança o primeiro álbum em junho e apresenta-o um mês depois em Lisboa. Mais a norte, também há novas confirmações.

Jorja Smith atua em Lisboa a 21 de julho
i

Jorja Smith atua em Lisboa a 21 de julho

Kevin Winter/Getty Images

Jorja Smith atua em Lisboa a 21 de julho

Kevin Winter/Getty Images

Chama-se Jorja Smith, tem apenas 20 anos e ainda não tem um único álbum editado mas é tida como uma das mais promissoras vozes da música. A inglesa nascida na pequena cidade de Walsall (que fica a cerca de 13 quilómetros de Birmingham e 10 quilómetros de Wolverhampton) é a mais recente confirmação da próxima edição do festival Super Bock Super Rock (SBSR). Jorja Smith atuará a 21 de julho no palco EDP (o secundário do SBSR).

Com apenas um EP editado (Project 11, em 2016) e muitos singles lançados em plataformas como o Youtube e Spotify — “On My Mind” e “Something in the Way” foram os mais populares, “Let Me Down” (com o rapper e cantor Stormzy) o mais recente –, Jorja Smith é considerada uma das mais promissoras vozes do vibrante novo R&B britânico, a par, por exemplo, das também muito jovens Mahalia e IAMDDB (que atuaram na edição do Vodafone Mexefest).

Motivando comparações com cantoras como Solange Knowles e SZA, que se impuseram na indústria musical nos últimos dois anos (a primeira com o álbum A Seat at the Table, lançado em 2016, a segunda com o disco Ctrl, editado em 2017) — mas também com Amy Winehouse, de quem é fã –, Jorja Smith revelou recentemente que deverá editar o seu primeiro álbum em junho, um mês antes da atuação em Lisboa.

Apesar da juventude, a cantora que mistura R&B, soul e dancehall já colaborou com alguns dos grandes nomes da indústria musical, como Drake (cantou em dois temas da mixtape “More Life”) e Kendrick Lamar, que a convidou para compor um tema para a banda-sonora do filme “Black Panther” — e Jorja Smith respondeu à altura, com “I Am”.

Em dezembro passado, Jorja Smith venceu na categoria “Escolha dos Críticos” dos prémios Brit, destinados a premiar talentos da indústria pop britânica. A categoria da crítica já havia sido vencida por James Bay, Sam Smith, Tom Odell, Emeli Sandé, Jessie J, Ellie Goulding, Florence and the Machine e Adele, entre outros. A conceituada revista musical Pitchfork denotou também o seu entusiasmo num artigo publicado há cinco meses, com um título arrojado: “Jorja Smith tem uma voz que podia curar o mundo”.

A cantora britânica atuará no último dia do Super Bock Super Rock, para o qual já estão confirmados Sevdaliza e Baxter Dury (no palco secundário) e o norte-americano Julian Casablancas, vocalista dos Strokes, que se apresentará no palco principal com o seu projeto Julian Casablancas & the Voidz. No dia anterior, 2o de julho, maioritariamente dedicado ao novo hip hop, atuarão Travis Scott, Anderson .Paak e Oddisee (respetivamente com as suas bandas The Free Nationals e Good Compny), Tom Misch, Oliver St. Louis e o português Slow J. Na abertura, dia 19, ouvir-se-ão os The XX, Justice, The Vaccines, Torres e Lee Fields & the Expressions. O passe geral para o festival custa 109 euros e os bilhetes diários 55 euros.

Rock nacional apresenta-se em Paredes de Coura

Também o festival Vodafone Paredes de Coura anunciou novas confirmações — todas elas nacionais. As bandas de rock Linda Martini e Keep Razors Sharp, o músico The Legendary Tigerman (Paulo Furtado) e a cantora e compositora Surma (Débora Umbelino) vão atuar na próxima edição do festival, a decorrer de 16 a 19 de agosto na praia fluvial do Rio Tabuão, em Paredes de Coura.

Linda Martini: “Ouvir música não é como ver o feed do Facebook”

Além de serem projetos portugueses e tratarem-se, à exceção de Surma, de bandas rock, as quatro confirmações do festival têm algo mais a uni-las: todas deverão apresentar novos trabalhos no Vodafone Paredes de Coura, ainda não estreados em festivais de verão. Se Surma lançou Antwerpen no último trimestre de 2017 (e o álbum foi já nomeado para disco independente europeu do ano, sendo o único trabalho nacional a concurso numa lista de 22 discos), The Legendary Tigerman e Linda Martini lançaram os seus novos trabalhos já este ano: em janeiro, no primeiro caso (o álbum Misfit) e em fevereiro, no segundo (com um disco homónimo, Linda Martini). Os Keep Razors Sharp, por sua vez, estão ainda a trabalhar num disco novo, do qual já revelaram um primeiro single, “Always and Forever”. Este deverá chegar às lojas ainda este ano.

Mais dedicado ao indie-rock e indie-folk (mas também com algum espaço para o hip hop e a soul), a próxima edição do festival de Paredes de Coura contará ainda com atuações de Arcade Fire, Frankie Cosmos, Dead Combo, Big Thief, Slowdive, King Gizzard & the Lizard Wizard, Fleet Foxes, Jungle, Confidence Man, Japanese Breakfast, Shame, The Mystery Lights, The Blaze, Curtis Harding e Skepta. O passe geral que dá acesso aos quatro dias de festival está à venda por 100 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora