Os 2.200 hectares do Aeroporto Internacional de Hamad têm uma capacidade anual para 50 milhões de pessoas: era como se cinco vezes a população de Portugal entrasse e saísse deste aeroporto em Daha, capital do Qatar, todos os anos. Construído a cinco quilómetros do antigo aeroporto principal  da cidade, Hamad tem vista para para o Golfo Pérsico e homenageia a costa do Qatar com tetos em formato de ondas e uma mesquita com forma de gota de água. É ela a única razão para os funcionários do aeroporto romperem o silêncio ensurdecedor que envolve o espaço: cinco vezes por dia, todos os dias, os clientes são convidados a rezar.

O Aeroporto Internacional de Hamad não é um aeroporto como outro qualquer: transformou-se numa autêntica galeria de arte com mais de 20 obras onde “Lamp Bear” de Urs Fischer já conquistou o papel de mascote do espaço e onde “SMALL LIE” mostra a sua imponência — a escultura de madeira de KAWS é tão grande que foi preciso desmontar uma parede do aeroporto para que pudesse ser montada.

Hamad prima também pelo espaço comercial que oferece, que inclui lojas de luxo como a Gucci, Burberry, Swarovski ou Rolex. E tem também um hotel com 100 quartos onde os passageiros de primeira classe da Qatar Airlines podem desfrutar de uma piscina com 25 metros de comprimento, ginásios, spas, restaurantes e um lounge parecido ao Museu de Arte Islâmica de Doha.

Há outros nomes que o Aeroporto Internacional de Hamad partilha orgulhosamente na página oficial: tem quase 7.500 parques de estacionamento, 85 casas de banho, 24 mil lugares sentados públicos, dois lounges mais pequenos para todos os viajantes, 16 salas de oração e 13 quartos privados para famílias. A juntar ao facto de oferecer Internet sem fios e ilimitada para todos os clientes, o aeroporto dispõe ainda de voos para dois terços do planeta, capacidade para transportar 2,5 milhões de toneladas de bagagem e para receber 360 mil voos por ano.

Só no espaço de uma hora, o Aeroporto de Hamad recebe perto de nove mil pessoas ao mesmo tempo. É por isso que, incluindo as pistas e todos os edifícios, o aeroporto ocupa um terço da cidade de Doha e obrigou à utilização de 2.3 milhões de metros cúbicos de cimento, 2 milhões de metros cúbicos de asfalto, 17 milhões de metros de cabos elétricos e 87,6 mil toneladas de brita. Veja as imagens na fotogaleria.

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