Dez dos 18 distritos de Portugal continental vão estar, a partir da manhã desta terça-feira, sob avisos meteorológicos devido à agitação marítima, precipitação e vento, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, vão estar a partir das 21h00 os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de ondas que podem atingir os 9/10 metros.

A partir do meio da tarde deste dia e até às 21h00, aqueles distritos, aos quais se junta o de Faro, vão estar com aviso amarelo, menos grave que o laranja, também devido à ondulação.

Por causa da chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, vão estar sob aviso amarelo os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, a partir das 12h00 deste dia. Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar a partir das 9h00 sob aviso amarelo devido às previsões de vento forte, com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora.