Os utilizadores do Facebook cujos dados foram utilizados indevidamente pela Cambridge Analytica vão ser devidamente informados, a partir desta segunda-feira, escreve o Tech Crunch. A informação foi avançada um dia antes de Mark Zuckerberg ir falar ao Senado e dois dias antes de se apresentar à Câmara dos Representantes dos EUA para prestar declarações na sequência do escândalo que envolve a rede social — a utilização indevida de 87 milhões de dados pela Cambridge Analytica para ajudar a eleger Donald Trump nas presidenciais de 2016.

Todos os 2,2 mil milhões de utilizadores vão poder ficar a saber que apps utilizaram os seus dados e que informações são essas. Estes dados podem ser consultados através de uma nova opção que aparece no topo do feed de notícias de cada utilizador chamada “protege a tua informação“.

Esta opção vai permitir gerir as aplicações externas ao Facebook que utilizam o site para fazer log-in e, assim, saber se as suas informações foram incorrectamente cedidas à Cambridge Analytica. De acordo com a NBC News, os utilizadores vão poder desativar individualmente cada app que aceda aos seus dados ou desativar por completo o acesso às suas informações pessoais.

A gigante de Mark Zuckerberg afirma que a maioria das pessoas afetadas — mais de 70 milhões — se encontra nos Estados Unidos, mas também em países como as Filipinas, Indonésia, Reino Unido e até mesmo Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR