Há vários deputados eleitos pelos Açores e Madeira que estão a receber uma dupla ajuda para pagar as viagens ao continente. O Expresso conta este sábado que pelo menos sete deputados do PS, PSD e Bloco de Esquerda, recebem compensação do Parlamento por deslocações semanais, que acumulam com o reembolso parcial do custo da viagem a que têm direito enquanto residentes nas ilhas.

As ajudas de custos para deslocações dadas pelo Parlamento para estes deputados ascendem a 500 euros por semana, valor que em regra é suficiente para suportar os custos das viagens entre as ilhas e o continente. Essa compensação é devida mesmo que os deputados não viagem e é paga sem exigência de comprovativos, a não ser que os beneficiários faltem a trabalhos parlamentares.

No entanto, os beneficiários desta compensação também reclamam o reembolso do custo do bilhete a quem têm direito por residirem nas ilhas. Sete deputados confirmaram ao Expresso terem recebido esta dupla ajuda que, garantem, é legal. São os casos de Carlos César, presidente do PS, Lara Martinho, João Azevedo Castro, Luís Vilhena e Carlos Pereira — todos socialistas, Paulo Neves — do PSD — e José Paulino de Ascensão — do Bloco de Esquerda.

Os deputados do PSD, Berta Cabral, Sara Madruga, Carlos Costa Neves e António Ventura não responderam. Apenas a social-democrata, Rubina Berardo, que é vice-presidente da bancada, disse ao Expresso que não pedia o reembolso do custo da viagem por “opção pessoal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR