A China, o maior mercado automóvel do mundo, consegue ser simultaneamente aquele onde mais proliferam as cópias baratas, na maior parte dos casos propostas por construtores chineses sem grande dimensão. Segundo o Governo local, se as marcas não registam logo patentes que consideram ser suas, então podem ser copiadas à vontade. Só que, “à vontade” para os chineses é mesmo isso: sem tirar, nem pôr. Igual, portanto…

A Car News China avança com mais um caso digno de figurar no portefólio de cópias: o Range Rover Sport em decalque barato (pouco mais de 21 mil euros), com a assinatura da Zotye. A mesma Zotye que já vende uma cópia do Porsche Macan com a denominação comercial SR9…

8 fotos

Agora, a marca chinesa prepara-se para elevar a inspiração ao patamar da reprodução com o T800, uma evolução do T700 moldada à imagem e semelhança do Range Rover Sport, que deverá receber motores 1.8 e 2.0, ambos turbo e a gasolina, que já equipam outros modelos da companhia.

Atendendo a que o Range Rover Evoque tem no Landwind X7 o seu clone chinês, e o Hanteng EV é uma cópia em formato mais pequeno do Jaguar F-Pace, parece que os modelos da Jaguar Land Rover estão definitivamente na berlinda, exibindo um design tão apreciado a Oriente que os chineses optam por nem lhe mexer, não vá a fórmula estragar-se…