Apesar de serem peças de roupa bem mais reduzidas do que é normal, também estão à mercê das tendências de moda. E as deste ano trazem algumas surpresas. Afinal, quem diria que em 2018 veríamos biquínis e fatos de banho em veludo por todo o lado? Outro fenómeno inesperado é o dos brilhos. Sim, brilhos. É como se estivesse a escolher o outfit para uma festa de música eletrónica à beira da piscina — valem os acabamentos metalizados, o glitter e até lantejoulas. Mas este verão fica também marcado pelo regresso dos que usam efeito franzido. Pensava que era um exclusivo daquelas adolescentes em fase de transição entre o fato de banho aos lacinhos e o biquíni brasileiro? Nada disso, voltou para todos.

Outras tendências transitaram diretamente do ano passado. Se no último verão já tínhamos começado a ver algum crochet no areal, neste vai ser flagrante. Os folhos, as peças de inspiração desportiva e os célebres fatos de banho com slogans sugestivos também vieram para ficar. O que dizer então das frutas, do padrão polka dots (bolinhas), dos nós e das assimetrias, que é como quem diz dos modelos com apenas uma alça. Está tudo à mão de semear.

Escusado será dizer que os fatos de banho continuam a rivalizar, e bem, com as suas versões mais reduzidas, os biquínis. Ainda assim, parece que há margem para torná-los mais descapotáveis. Exemplos? Estão sobretudo nas costas cada vez mais descobertas. Os cintos e faixas também vieram dar um ar da sua graça. Seja qual for o modelo, dão aquele toque retro muito apreciado e que, há uns anos, levou meio mundo a comprar biquínis de cintura subida. No que toca a cores, nada é proibido. O color block está a dar tudo, os padrões artísticos também. Quanto mais parecidos com uma tela de uma galeria de arte contemporânea, melhor.

Na fotogaleria, reunimos 90 biquínis e fatos de banho de acordo com estas 15 tendências.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR