Os dados de um inquérito realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) em 2017, revelam que, dos 113.813 estudantes que estudam fora da sua área de residência, apenas 12% (13.971) têm direito a alojamento universitário, avança o jornal Público.

O inquérito, realizado em 29 instituições do ensino superior, constitui um dos instrumentos que estão na base do Plano Nacional Para o Alojamento no Ensino Superior, que vai ser apresentado esta quinta-feira em Coimbra. Uma das medidas passa pela oportunidade de as instituições de ensino superior públicas e as autarquias poderem recorrer a um fundo de reabilitação de edifícios se os quiserem disponibilizar para residências universitárias.

Governo lança programa de alojamento estudantil acessível

Fernanda Rollo, secretária de Estado do Ensino Superior, disse em declarações ao Público que este é um “problema que é bom”, pois é um reflexo do elevado número de alunos deslocados por todo o país e do sucesso na aposta na mobilidade estudantil. No entanto, acrescenta, a falta de respostas pode tornar-se num “condicionalismo negativo para a frequência do ensino superior”.

De acordo com os dados do inquérito, é na área metropolitana de Lisboa que se encontram o maior número de estudantes deslocados (27.732). Segue-se a região de Coimbra (16.791) e a Área Metropolitana do Porto (15.608). Já comparando com o número local de inscritos no ensino superior, os dados indicam que as regiões do Oeste e Douro têm os valores mais elevados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR