Uma falha técnica num avião XA42 de matrícula alemã, que realizava um batismo de voo no âmbito da Portugal Air Summit, uma cimeira de aeronáutica, levou a uma aterragem de emergência em Ponte de Sor, no distrinto de Portalegre. Ao contrário do inicialmente noticiado, o incidente não provocou nenhum ferido, confirmou ao Observador a promotora responsável pela organização do evento, a “The Race”, em parceria com a câmara municipal.

Nuno Molarinho, da “The Race”, explicou ao Observador que o batismo de voo — uma das muitas iniciativas levadas a cabo durante a Air Summit, que começou na quinta-feira — estava a ser feito junto à Barragem de Montargil (não muito longe do aérodromo de Ponte de Sor, onde decorre o evento) quando uma falha no motor obrigou a uma aterragem de emergência. Esta aconteceu num campo lavrado que, devido à más condições do terreno, fez com que a aeronave se virasse.

Foram imediatemente ativados os meios de emergência mas os dois tripulantes não sofreram qualquer ferimento, saindo do avião pelo próprio pé. A aeronave estava a ser conduzida pelo piloto norte-americano Scott Farnsworth.

Promovido pela Câmara Municipal de Ponte de Sor em parceria com a “The Race”, a Portugal Air Summit reune mais de 50 oradores e cerca de 100 expositores. Além de criar uma discussão em torno do futuro do setor — que, segundo os promotores, representa 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) — a cimeira pretende debater a “importância” da aeronáutica para o turismo e para o desenvolvimento do tecido empresarial nacional.

Durante o evento, que arrancou na quinta-feira e que termina este domingo, a organização disse esperar receber cerca de 40 mil visitantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR