Quinze minutos, nem mais nem menos, foi quanto tempo durou o espetáculo de Robbie Williams ao lado da soprano russa Aida Garifullina para no pontapé de saída do Campeonato do Mundo na Rússia. O reportório escolhido pelo artista britânico podia ser perfeitamente reutilizado para uma daquelas festas de regresso aos anos noventa que tanta fama têm ganho ultimamente, mas serviu apenas para que toda a gente soubesse a letra das canções.

Robbie Williams cantou “Angels”, “Let Me Entertain You” e “Rock DJ”. Pelo meio ainda arranjou espaço para mostrar o dedo do meio numa forma de responder a quem o criticou por ter aceite o convite para atuar na Rússia. Foi o momento alto de um espetáculo flamboyant que contou com um pouco de ópera russa, um pássaro a recordar uma Fénix de fogo renascida das cinzas, malabaristas e alguns números dignos de um circo.

“Fiz isto de graça”. Robbie Williams responde às críticas ao mostrar dedo do meio na cerimónia de abertura

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de Robbie Williams, outros dois homens deram nas vistas no estádio Luzhnicki: o primeiro foi Iker Casillas, que foi convidado para exibir o troféu do Campeonato do Mundo para um estádio cheio com 80 mil adeptos — uma espécie de regresso a 2010, quando o capitão espanhol se sagrou campeão mundial de futebol. O segundo foi Ronaldo “Fenómeno”, que esteve ao lado dos cantores e da mascote do Mundial no fim do espetáculo.

O ponto final das atuações foi dado quinze minutos antes da Rússia e da Arábia Saudita terem entrado em campo para o primeiro jogo do Mundial 2018.

Cristiano Ronaldo: “Estou bem, vamos ganhar à Espanha”