O selecionador nacional não ficou contente com a exibição portuguesa. Apesar do hat-trick de Cristiano Ronaldo e do jogo de sacrifício da seleção, Fernando Santos apontou vários erros aos jogadores e defendeu que “há muita coisa a retificar, principalmente no aspeto defensivo”. Na opinião do técnico português, Portugal permitiu que “a Espanha jogasse sistematicamente”.

Nós temos qualidade e temos também de ter intensidade no jogo. A Espanha tem jogadores de qualidade, nós também temos jogadores de qualidade e a Espanha não permitiu que os nossos jogadores de qualidade jogassem. Porquê? Porque pressionou sempre, cortou, tapou as linhas e nós permitimos que o adversário jogasse. A gente sabia que a Espanha jogava assim”, afirmou Fernando Santos na zona de entrevistas rápidas após o Portugal-Espanha desta sexta-feira, que terminou empatado a três bolas.

Para o selecionador nacional, Portugal terá de “corrigir vários aspetos”, como “jogar mais perto, não permitir que o adversário jogue” para que possa tirar proveito dessas situações. Na opinião de Fernando Santos, os jogadores portugueses estavam “sempre bem posicionados” mas faltou “reação, chegar mais rápido, chegar mais perto, roubar a bola”. O técnico português referiu ainda o tikitaka, o típico estilo de jogo da seleção espanhola, e sublinhou que Portugal não poderia ter deixado que os espanhóis trocassem a bola durante longos períodos de tempo.

Ainda assim, Fernando Santos salientou que a equipa se aplicou, “trabalhou, foi sempre à procura do resultado e nesse aspeto foi positivo”. Classificando a exibição portuguesa de 0 a 10, Fernando Santos respondeu com um redundante “seis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já na conferência de imprensa, Fernando Santos voltou a reconhecer que existem muitas coisas para corrigir. “O resultado não nos deixa totalmente satisfeitos. Mas se comparar com a exibição, eu diria que o resultado nos deixou um pouco mais satisfeitos, a exibição deixou-me assim-assim”.

“A equipa espanhola é uma grande equipa, é uma favorita a vencer este Campeonato do Mundo. Nós demonstrámos que somos candidatos também porque lutámos, lutámos até ao fim, acreditámos que era possível chegar ao empate. Não era o que queríamos, nem nós nem Espanha, obviamente, mas acabou por ser um resultado justo”, defendeu o selecionador nacional.

Sobre Cristiano Ronaldo, Fernando Santos salientou “a capacidade mental impressionante” do capitão português. “Foi ele que puxou a equipa atrás dele, foi ele que levantou a equipa”, explicou o treinador português, que deixou ainda escapar que quer que Ronaldo fique em Madrid: “Ele foi assim no Manchester United, foi assim no Real Madrid, e espero que continue a ser assim no Real…”, disse Fernando Santos.

Já depois de ter visto as imagens televisivas dos golos, o selecionador defendeu que a grande penalidade sobre Cristiano Ronaldo foi bem assinalada e que o primeiro golo espanhol deveria ter sido anulado devido a uma “falta clarinha” sobre Pepe.