Gavião, no distrito de Portalegre, apresenta esta quinta-feira risco máximo de incêndio e 40 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Bragança estão com nível muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Já em risco elevado de incêndios estão mais de meia centena de concelhos dos distritos de Faro, Évora, Lisboa, Portalegre, Viseu, Santarém, Guarda, Bragança, Porto, Aveiro, Coimbra, Braga e Vila Real.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até final da manhã e no interior do Alentejo até meio da manhã e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste até final da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado em especial durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, e de sudoeste na costa sul do Algarve. Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima no litoral Centro e na região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (Faro, Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 32 (Évora, Beja e Castelo Branco).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR