A Apple pode valer atualmente mais de um bilião de dólares (em inglês equivale a um trilião de dólares), mas tudo começou numa garagem em Silicon Valley, na Califórnia. Steve Jobs e Steve Wozniak criaram o primeiro produto da empresa, o computador Apple 1. Dos 200 feitos, apenas se sabe o paradeiro de cerca de 60. Agora, um destes vai a leilão pela RR Auction e espera-se que vá ser vendido por 300 mil dólares (cerca de 260 mil euros).

O Apple 1, como noticia o site do leilão da RR Auction e a Associated Press, foi restaurado ao “estado original” por Corey Cohen, um “perito” em produtos da Apple, diz a leiloeira. Além do computador, o leilão inclui ainda o manual de instruções e o teclado original do Apple 1. Segundo Cohen, o computador foi testado durante oito horas seguidas sem erros do sistema.

Apple torna-se a primeira empresa norte-americana a valer um 1 bilião (1.000.000.000.000) de dólares

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este Apple-1 foi vendido inicialmente na The Byte Shop, em Silicon Valley, uma das primeiras lojas de computadores pessoais do mundo. Ao todo esta loja comprou 50 dos 200 computadores de Steve Jobs e Steve Wozniak, na primeira parceria da empresa com retalhistas. Na altura, o Apple 1 era vendido por 666 dólares (atualmente, seriam cerca de 2500 euros).

O Apple 1 de 1976 que vai a leilão no seu estado “original” depois de restaurado

Como revela o Gizmodo, um dos pormenores mais impressionantes deste Apple 1 é o computador não ter tido nenhuma modificação, algo que era comum nos anos de 1970. Ou seja, quem o comprou provavelmente queria um computador que funcionasse mal o ligasse sem (muitas) complicações, uma das características atuais da Apple.

As primeiras licitações para o Apple 1 vão começar em setembro de 2018. A 25 de setembro é o leilão final. Em novembro de 2014 um destes computadores, vendido diretamente por Steve Jobs, foi a leilão pela Christie’s e vendido por cerca de 850 mil euros.

Apple-1 vendido por Steve Jobs vai a leilão. Tem 500 mil dólares para gastar?