Com a goleada por 4-1 sobre o PAOK, o Benfica juntou-se ao FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões e os dois clubes esperam, agora, pelo sorteio desta quinta-feira, às 17h, no Forum Grimaldi, Mónaco, para ficarem a conhecer os seus grupos e respetivos adversários.

Os encarnados integram o pote 2, onde já estava o FC Porto, em conjunto com Dortmund, Manchester United, Shakhtar, Nápoles, Tottenham e Roma. Os clubes portugueses conseguem, assim, escapar a uma segunda linha europeia de respeito, evitando visitas ao complicado campo do Shaktar Donetsk, duelos com o United de Mourinho ou embates com o sempre virtuoso vice-campeão alemão, Dortmund.

Do susto à goleada, com declaração de amor: Benfica no comboio dos milhões com destino ao lago dos tubarões

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No pote 1 encontram-se os tubarões europeus. Este era o único pote que já estava fechado antes do final do playoff, já que estava destinado aos vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa, assim como aos campeões dos primeiros seis classificados do ranking UEFA (Portugal é sétimo).

Assim, Real Madrid, Atlético Madrid, Barcelona, Bayern Munique, Manchester City, Juventus, Paris Saint-Germain e Lokomotiv Moscovo são cabeças de série e possíveis adversários de águias e dragões.

A Juventus de Cristiano Ronaldo é um dos possíveis adversários de Benfica e FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões (Créditos: Getty Images)

No pote 3 destaca-se a presença do Liverpool de Klopp, do Valência de Gonçalo Guedes ou do Mónaco de Leonardo Jardim. Para além dessas três formações, Benfica e FC Porto poderão apanhar Schalke 04, Lyon, Ajax, CSKA Moscovo ou PSV.

Por último, o pote 4. Este é o mais apetecível e, caso consigam evitar coincidir com Inter de Milão, Hoffenheim e Galatasaray, Benfica e FC Porto deverão superiorizar-se em relação aos restantes adversários sem grandes dificuldades.

Gonçalo Guedes está em definitivo no Valência e pode ser adversário de Benfica e FC Porto caso o sorteio do Mónaco assim o dite (Créditos: Getty Images)

Confira a constituição dos potes para o sorteio de quinta feira:

Pote 1: Real Madrid, Atlético, Barcelona, Bayern, Manchester City, Juventus, PSG, Lokomotiv Moscovo

Pote 2: Dortmund, FC Porto, Manchester United, Shakhtar Donetsk, Nápoles, Tottenham, Roma, Benfica

Pote 3: Liverpool, Schalke 04, Lyon, Mónaco, Ajax, CSKA Moscovo, PSV e Valência

Pote 4: Viktoria Plzen, Club Brugge, Galatasaray, Young Boys, Inter, Hoffenheim, AEK Atenas e Estrela Vermelha