Rádio Observador

SEAT

Seat tem novo topo de gama. Eis o (grande) Tarraco

Combinando a versatilidade de cinco ou sete lugares com a filosofia SUV que tantos clientes atrai, o Tarraco chega já no início de 2019, com motores a gasolina e diesel e potências dos 150 aos 190 cv.

Depois do Ateca e do Arona, chegou a vez do Tarraco. Prosseguindo uma ofensiva de produto sem precedentes na sua história, a Seat acaba de apresentar aquele que é o terceiro e maior elemento da sua família de SUV. E também o seu novo topo de gama, a quem está reservada a missão de dotar os cofres do construtor de Martorell com margens de lucro mais generosas.

Com 4,735 mm de comprimento e 1,658 mm de altura (a largura não foi revelada), o Tarraco recorre à mesma base do Tiguan Allspace e do Skoda Kodiaq, a plataforma MBQ-A com arquitectura de longa distância entre eixos. Promete, por isso, uma óptima habitabilidade, podendo ser adquirido com cinco ou sete lugares, consoante o cliente pretenda um veículo para levar toda a família e alguns amigos, ou privilegie uma maior volumetria da bagageira.

Tratando-se do modelo mais requintado na oferta do fabricante espanhol, ao novo SUV coube também inaugurar uma nova imagem, apontando a direcção que vai tomar o estilo dos futuros Seat. Entre as diferenças, destaque para a grelha frontal, que passa a estar mais proeminente, e para os faróis, que mantêm a assinatura triangular da marca mas parecem estar mais integrados na carroçaria. Aliás, em termos de iluminação, tudo neste SUV é tecnologia 100% LED de série, tanto no exterior como no interior, e em qualquer um dos dois níveis de equipamento disponíveis (Xcellence e Style). E isso, atrás, permite por exemplo que este Seat exiba indicadores de mudança de direcção traseiros dinâmicos.

No interior, o que mais se evidencia é a linha horizontal que se prolonga do tablier, reforçando a sensação de largura do Tarraco e de espaço a bordo. Um ecrã flutuante HMI de 8” permite o acesso dos passageiros às opções de conectividade, ao passo que o condutor tem ao seu serviço o Cockpit Digital Seat de 10,25”.

Em termos de ajudas à condução, o porta-estandarte espanhol eleva a segurança a um novo patamar na oferta da Seat, ao incluir chamada de emergência, assistente de pré-colisão e detector de capotamento. Isto para além dos já mais habituais Lane Assist (manutenção da faixa de rodagem) e Front Assist (assistente de travagem em cidade) com reconhecimento de bicicletas e de peões, que são fornecidos de série na Europa.

Ao design e funcionalidade, o Tarraco promete aliar conforto, qualidade e espírito desportivo, com a Seat a garantir que este modelo, embora capaz de transportar “este mundo e o outro”, consegue também ir ao encontro das expectativas dos condutores que apreciam uma “dinâmica mais envolvente”. A contribuir para tal está o sistema Dynamic Chassis Control (DCC), assegurando que o Tarraco ora pode assumir uma atitude mais desportiva, ora pode oferecer o máximo conforto no rolamento. O sistema faz automaticamente essa gestão, mas o condutor, se quiser, também pode ter uma palavra a dizer na afinação que pretende, ajustando-a à estrada que tem pela frente ou ao ritmo a que quer seguir viagem.

Lá mais para a frente, o Tarraco vai beneficiar de sistemas de propulsão com tecnologia alternativa. Mas para já, quando chegar ao mercado (já no início do próximo ano), será proposto apenas com motorizações ‘convencionais’. A oferta compõe-se de dois motores a gasolina e outros tantos diesel, todos eles com injecção direta, sobrealimentação e tecnologia start-stop.

A gasolina, a versão de entrada fica entregue ao quatro cilindros de 1,5 litros TSI (150 cv), acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira. Já o mais potente 2.0 litros (190 cv) conjuga-se com uma transmissão automática de sete velocidades DSG e sistema de tracção integral 4Drive. A gasóleo teremos o 2,0 litros TDI, com 150 ou 190 cv. A declinação mais possante só estará disponível com a combinação 4Drive/caixa DSG de sete velocidades, enquanto o 2,0 litros de 150 cv pode associar-se a uma caixa manual de seis relações e tracção dianteira ou, em alternativa, a uma caixa de sete velocidades DSG com sistema 4Drive.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)