A primeira-ministra britânica, Theresa May, reconheceu esta sexta-feira que as negociações sobre o ‘Brexit’ estão num impasse, mas reiterou que prefere sair sem acordo do que assinar um mau acordo. Segundo a governante, as posições do Reino Unido e da União Europeia continuam “muito afastadas”.

Em declarações junto à residência oficial, em Londres, May considerou inaceitável que a União Europeia (UE) tenha rejeitado o seu plano sem apresentar uma alternativa. “Não é aceitável simplesmente rejeitar as propostas do outro lado sem uma explanação detalhada e contra-propostas”, disse. “Portanto agora temos de ouvir da UE quais são os verdadeiros problemas e quais são as suas alternativas de modo a poder discuti-las.”

May garantiu que o Reino Unido irá assegurar unilateralmente os direitos dos cidadãos da UE que vivem no país de forma a garantir que o impasse na negociação não irá afetar o seu estatuto.

“Vivem mais de três milhões de cidadãos da UE no Reino Unido que vão estar compreensivelmente preocupados com os impactos dos resultados da reunião de ontem no seu futuro. Quero ser clara convosco que, mesmo que no caso de não haver acordo, os vossos direitos vão ser protegidos. Vocês são nossos amigos, nossos vizinhos, nossos colegas. Queremos que fiquem”, afirmou a primeira-ministra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR