Apple

Apple investe 520 milhões no fabricante europeu de microprocessadores Dialog

A Apple vai investir 520 milhões de euros na compra de ativos e licenças do fabricante de microprocessadores anglo alemão Dialog Semiconductor, anunciou o gigante tecnológico norte-americano.

SERGEI ILNITSKY/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

A Apple vai investir 600 milhões de dólares (520 milhões de euros) na compra de ativos e licenças do fabricante de microprocessadores anglo alemão Dialog Semiconductor, anunciou esta quinta-feira o gigante tecnológico norte-americano.

O investimento contempla duas fases, segundo a agência de informação financeira Bloomberg, uma inicial de 300 milhões de dólares, relacionada com a compra de ativos e licenças, e uma segunda fase de igual montante, que tem a ver com o pagamento adiantado dos produtos do fabricante de microprocessadores Dialog Semiconductor, que vão ser adquiridos pela Apple nos próximos três anos.

O microprocessador, geralmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador.

Além disso, o acordo estabelecido entre as duas empresas estará integralmente concluído no primeiro semestre de 2019, prevendo-se que mais de 300 colaboradores da Dialog, incluindo engenheiros, sejam transferidos para a Apple.

Com este acordo, o gigante tecnológico vai passar a controlar os centros de produção da Dialog em Livorno (Itália), Swindon (Reino Unido), bem como de Nabern e Neuaubing, ambos localizados na Alemanha.

Entretanto, a Dialog Semiconductor adjudicou diversos novos contratos à Apple, cujo impacto nas receitas será visível a partir de 2019, acelerando-se em 2020 e 2021.

“Esta transação reafirma a nossa colaboração com a Apple a longo prazo e demonstra o valor sólido do negócio e das tecnologias que temos desenvolvido na Dialog”, disse o presidente-executivo da empresa, Jalal Bagherli.

Esta operação, prosseguiu, realiza-se no interesse dos acionistas e dos trabalhadores, que vão assim beneficiar de “uma flexibilidade adicional para investirem em iniciativas estratégicas de crescimento”.

As ações da Dialog seguiam esta quinta-feira de manhã a valorizar-se 34% na bolsa de Frankfurt, o maior ganho registado desde junho de 2000.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

Mais vale acabar

João Pires da Cruz

Damos atenção aos direitos de todos menos aos daqueles que são mais preciosos, os nossos filhos. Gastamos dinheiro em tudo, menos no que é impossível substituir, o tempo das nossas crianças aprenderem

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)