“O dinheiro era dos dois. Ponto final parágrafo”. Foi com esta frase que a cantora Maria Leal procurou afastar a ideia de que “deu o golpe do baú” ao ex-marido Francisco D’Eça Leal. Em entrevista à SIC, a cantora — de seu nome Elisabete Rodrigues, mas conhecida no palco por Maria Leal — reiterou o que já tinha dito: foi difamada de “forma gratuita” e “em horário nobre” pelo ex-marido, que a acusou de se ter aproveitado de um jovem de 21 anos que tinha herdado do pai cerca de um milhão de euros.

“Vai ser tudo julgado em tribunal”, continuou Maria Leal. A entrevista — conduzida por dois jornalistas da SIC — acabou a pedido da cantora, já comovida, a agradecer aos fãs: “fizeram de mim tudo o que sou”. Francisco D’Eça Leal tinha acusado a cantora na terça-feira, no programa “Vidas Suspensas”, de ter sido usado por Elisabete Rodrigues, que gastou grande parte da herança que recebeu do pai.

“O Francisco tinha uma conta, mas o Francisco disse que o dinheiro era de nós os dois”, salientou a cantora. Sobre a utilização que terá feito da conta do ex-marido, afirma que só começou a utilizá-la “depois de o senhor Francisco autorizar”. Quanto a ter passado cheques sem conhecimento do ex-marido, Elisabete Rodrigues contestou as afirmações dos jornalistas e do próprio: “todos os cheques que eu assinava o Francisco estava presente”. Ao longo da entrevista, Maria Leal referiu-se ao ex-marido alternadamente como “senhor Francisco” ou “Francisco”.

Foram gastos exagerados por nós os dois? Foram. Por nós os dois. O dinheiro tem que ser gasto”, defendeu-se também a artista agora acusada de se ter aproveitado do jovem, que é esquizofrénico, quando este tinha 21 anos.

“A princípio houve um carinho muito grande entre mim e o Francisco”, disse a cantora sobre o início da relação, assumindo ter achado que “havia ali uma falta de carência”. Ana Leal disse ainda que foi por amor que se juntou ao herdeiro: “gostei muito do Francisco, andávamos de mão dada, andávamos tudo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Maria Leal reage às acusações de burla e diz tratar-se de “uma difamação clara”

Francisco D’Eça Leal tem opinião contrária. “Aproveitou-se de mim e eu fiquei cego por causa do amor. Fazia tudo o que ela queria”, disse Francisco D’Eça na investigação divulgada esta semana. Em 2013, quando tinha 24 anos e Maria Leal 44 (apesar de Francisco pensar que ela tinha 33), casaram-se pelo registo civil. A partir desse momento, a performer passou a ter acesso à sua conta bancária, ainda que fosse apenas para ser utilizada “em alguma eventualidade”.

Maria Leal nunca falou a ninguém da sua relação com o ex-marido, afirma a SIC, tendo até mentido e dito que era seu primo e que “era solteira e não tinha filhos”, chegando a identificar-se como “jornalista da TVI”. A segunda parte da investigação vai ser transmitida na próxima semana.